Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba afunda mais de 16% após notícias de perdas na unidade nuclear

As notícias apontam para que a unidade de energia nuclear da Toshiba, nos EUA, registe um perda que pode superar os 4.000 milhões de euros este ano. As acções deslizaram mais de 16%.

Bloomberg
27 de Dezembro de 2016 às 07:52
  • ...
As acções da Toshiba fecharam a sessão a descer 11,62% para 391,6 ienes, depois de terem chegado a afundar um máximo de 16,27%, o que corresponde à maior perda desde Maio de 2015, de acordo com a Bloomberg.

A queda abrupta das acções surgiu depois de notícias sobre prejuízos avultados que estarão prestes a serem anunciados na unidade de energia nuclear da Toshiba. A empresa emitiu um comunicado onde diz não ser ela a fonte da informação veiculada pela imprensa.

As notícias revelam assim que está a haver uma disputa em relação ao valor de compra da Chicago Bridge & Iron por parte da subsidiária da Toshiba nos EUA. Este diferendo poderá levar a que a Toshiba registe uma imparidade de cerca de 100 mil milhões de ienes (mais de 800 milhões de euros), de acordo com o jornal Nikkei. Já a estação de televisão NHK aponta para um valor mais elevado: 500 mil milhões de ienes (4,0 mil milhões de euros).

Se se confirmar esta perda, os resultados da Toshiba poderão ser negativos no acumulado do ano, já que os analistas consultados pela Bloomberg preveêm que a empresa feche o ano fiscal (que termina em Março) com um lucro de 168 mil milhões de ienes. 

Já no ano passado, realça a Bloomberg, a Toshiba registou uma perda de 460 mil milhões de ienes. 

A empresa tem vindo a recuperar dos processos relacionados com o escândalo de contabilidade. Este escândalo custo o emprego a três presidentes, deu origem a prejuízos recorde e a processos dos investidores. Além de coimas por parte dos reguladores. 

Ver comentários
Saber mais Toshiba nuclear
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio