Notícia
Títulos de media e biotecnologias pressionam Wall Street
As principais praças do outro lado do Atlântico fecharam a sessão de quinta-feira em baixa, penalizadas sobretudo pelo movimento de vendas nos títulos biotecnológicos e de media. Estes últimos foram pressionados pelos resultados da Viacom e da Twenty-First Century Fox, que decepcionaram os investidores.
As bolsas norte-americanas regressaram às quedas, acompanhando a tendência na Europa. Tratou-se da quarta sessão, em cinco, a fecharem no vermelho.
O Standard & Poor’s 500 encerrou a ceder 0,8% para 2.083,79 pontos e o índice tecnológico Nasdaq Composite recuou 1,62% para 5.056,44 pontos.
O Dow Jones, por seu lado, desvalorizou 0,67% para se fixar nos 17.422,08 pontos.
Os resultados abaixo do esperado de algumas empresas deram o mote às quedas.
Os títulos de media foram pressionados pelo segundo dia consecutivo, com os resultados trimestrais da CBS e da Fox a serem marcados pela redução das receitas publicitárias nos EUA. A Viacom, proprietária da MTV, da Nickelodeon e da Comedy Central, reportou uma queda das receitas do terceiro trimestre que foi superior às estimativas.
Os títulos de media têm tido uma excelente performance neste "mercado touro" norte-americano que teve início há seis anos e meio. Desde que as bolsas mundiais começaram a recuperar, em Março de 2009, o índice S&P 500 Media Industry - composto por 15 cotadas – disparou 464%, apenas superado pelo desempenho das fabricantes automóveis.
Também o sector das biotecnologias registou uma sessão de perdas, o que acabou por influenciar negativamente o Nasdaq.
Além dos resultados trimestrais das empresas, os investidores estão também atentos aos dados económicos, à espera que perceberem quando é que a Reserva Federal norte-americana começará a subir a taxa de juro de referência, em mínimos históricos desde 2008 (entre 0% e 0,25%).
O mercado está na expectativa dos dados sobre o emprego, que serão divulgados esta sexta-feira.