Notícia
Seis cotadas entram hoje em ex-dividendo
Esta segunda-feira há seis cotadas em “ex-dividendo”, o que promete arrastar a bolsa nacional para uma nova queda.
Independentemente do sentimento que esta manhã impere nos mercados bolsistas, será de esperar uma queda da bolsa nacional. E tudo porque esta segunda-feira há seis cotadas nacionais cujas acções vão ajustar ao dividendo que vão distribuir aos seus accionistas. Galp Energia, Altri, F.Ramada, Sonae SGPS, Sonae Capital e Sonaecom vão distribuir aos dividendos referentes ao exercício de 2017 a partir de dia 30 de Maio.
Ou seja, as cotadas em causa vão descontar do valor das acções o dividendo que vão pagar. Será apenas um ajuste técnico, mas deverá ser suficiente para a bolsa de Lisboa cair.
A Galp Energia vai pagar aos seus accionistas 30 cêntimos por acção, um valor que retirado ao preço da acção (16,155 euros) representa uma queda de 1,9%.
Já a Altri vai pagar 30 cêntimos aos seus accionistas, o que retirará quase 4% ao valor da cotada.
A Sonae perderá 3,6% assim que abrir a negociação, ao descontar 4 cêntimos por acção.
A Sonae Capital recuará quase 6% (6 cêntimos de dividendo).
Já a F. Ramada afundará quase 18%, ao descontar um dividendo de 2,23 euros.
Fora da "primeira liga" da bolsa está a Sonaecom, mas nem por isso deixa de distribuir dividendos. A empresa vai pagar 3,7 cêntimos, o que retira às acções 1,55%.
De realçar que as quedas referidas têm apenas em consideração o ajuste técnico.
(Correcção: Inicialmente era referido que a Galp pagava um dividendo de 0,55 euros, mas agora só paga 0,30 euros, tendo já distribuído 0,25 euros aos accionistas)