Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Saeta estreia na bolsa espanhola com procura abaixo da expectativa

A construtora espanhola ACS, presidida por Florentino Pérez, colocou hoje em bolsa 51% da filial de energias renováveis Saeta Yield. Apesar da elevada expectativa, as acções estão a desvalorizar quase 1%.

Bloomberg
Negócios 16 de Fevereiro de 2015 às 13:24
  • ...

A empresa de energias renováveis Saeta Yield, filial da construtora ACS, tornou-se esta segunda-feira a segunda entrada na bolsa espanhola este ano, após a estreia da gestora aeroportuária Aena, na semana passada. A ACS, presidida por Florentino Pérez, que é também presidente do clube desportivo do Real Madrid, colocou 51% da Saeta em bolsa, vendendo ao preço mais baixo do intervalo fixado entre os 10,45 euros e 12,25 euros por acção. Apesar das expectativas elevadas, a Saeta estreou-se em bolsa com um ganho ligeiro de 0,48% para os 10,5 euros. Entretanto, está a cair 0,96% para os 10,35 euros.

 

Tendo em consideração o valor de venda na oferta pública inicial (10,45 euros por acção), a empresa tem uma capitalização bolsista de 853 milhões. A venda de cerca de 51% representa um encaixe estimado de 435 milhões com a operação. Mas a procura prevista pelos especialistas ouvidos pelo jornal de economia espanhol Cínco Dias situava-se em mais do dobro deste valor.

 

A empresa de Florentino Pérez, presidente do clube desportivo Real Madrid, escolheu o nome da filial em homenagem ao jogador e treinador Alfredo Di Stéfano, conhecido como "saeta rubia" (flecha loira). Além desta homenagem, o nome pretende realçar a política de remuneração dos accionistas em que assenta a sua estratégia.

 

A empresa pretende distribuir 90% dos resultados recorrentes em dividendos, de acordo com o prospecto da oferta pública de venda, citado pelo jornal Cinco Días. Em 2015 e 2016, a Saeta pretende pagar cerca de 57 milhões de euros por ano em dividendos. A distribuição será trimestral e terá início já no início deste ano. Com a cotação de 10,45 euros estreou-se com uma rendibilidade do dividendo de 6,7%, que a colocou no topo da bolsa espanhola.

 

Além dos 51% colocados hoje em bolsa, apenas para investidores institucionais, a ACS vai ainda vender 24,4% da Saeta ao fundo norte-americano Global Infrastructure Partners (GIP), somando um total potencial de 642 milhões com a venda. Ficará assim com 25%, mantendo-se o accionista principal. A operação faz parte do plano de desinvestimento que a ACS está a levar a cabo para reduzir o seu endividamento. 

Ver comentários
Saber mais Saeta ACS bolsa Florentino Pérez
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio