Notícia
Resultados impulsionam Wall Street com investidores à espera da Fed
Os resultados mais positivos do que o esperado de empresas como a Apple e a Boeing estão a dar ganhos às bolsas dos Estados Unidos, numa altura em que os investidores aguardam a decisão da Fed quanto aos juros.
Os principais índices norte-americanos iniciaram em alta a sessão desta quarta-feira, 28 de Janeiro, impulsionados pelos resultados mais positivos do que o esperado de empresas como a Apple e a Boeing, e numa altura em que os investidores aguardam pela decisão da Fed relativamente à taxa de juro, que será anunciada esta tarde.
Depois de ter desvalorizado mais de 1,5% na sessão de ontem, o Dow Jones avança 0,2% para 17.422,7 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq sobe 1,24% para 4.739,76 pontos, depois de ter caído 1,89% na terça-feira, o maior deslize desde Abril do ano passado. Já o S&P500 avança 0,5% para 2.040,51 pontos.
A Apple apresentou esta terça-feira, 27 de Janeiro, resultados trimestrais nunca alcançados por nenhuma outra empresa. No último trimestre de 2014, os lucros da tecnológica atingiram os 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros), impulsionados pela venda recorde de iPhone: 74,5 milhões em apenas três meses. As acções da empresa sobem 7,59% para 117,42 dólares.
Também a Boeing avança 3,40% para 136,99 dólares, depois de ter apresentado resultados que superaram as estimativas dos analistas e de ter antecipado que seria bem-sucedida em converter o número de encomendas recorde de aviões comerciais a jacto em liquidez este ano.
"Embora os resultados das empresas, esta semana, tenham mostrado que nem tudo corre bem em todo o lado, os números recorde da Apple convenceram o mercado", referiu, em declarações à Bloomberg, Christian Schmidt, analista do Helaba Landesbank Hessen-Thueringen, em Frankfurt. "Os lucros são maiores do que qualquer empresa alguma vez apresentou. Parece que temos um começo positivo para a negociação de hoje".
O Facebook está entre as 31 empresas que vão revelar as suas contas ao mercado esta quarta-feira. Dos membros do S&P500 que apresentaram resultados até agora, 77% excederam as estimativas dos analistas, que já haviam sido revistas em baixa no final do ano passado.
Os investidores aguardam ainda a decisão da Reserva Federal norte-americana relativamente aos juros, que será divulgada às 19 horas de Lisboa. A maioria dos economistas consultados pela Bloomberg acredita que a autoridade monetária só vai subir os juros em meados do ano.