Notícia
PSI-20 desce penalizado pelo setor energético
O setor energético está a penalizar o PSI-20 que abriu a semana a cair. Também as bolsas europeias seguem em baixa.
A bolsa nacional abriu esta segunda-feira, 10 de fevereiro, a negociar em terreno negativo. O PSI-20 cede 0,18% para os 5.280,62 pontos, seguindo a tendência das bolsas europeias que também estão no vermelho.
"O comportamento da bolsa nacional deverá ficar dependente, mais uma vez, da tendência do grupo EDP", antecipavam os analistas do BPI no diário de bolsa. Tanto as ações da EDP como da EDP Renováveis estão em queda ligeira neste início de sessão.
Ainda nas quedas, a Sonae desvaloriza 0,54% para os 82,5 cêntimos e a Jerónimo Martins está a cair 0,41% para os 15,84 euros.
A travar maiores perdas no PSI-20 está o BCP, que sobe ligeiramente, e os CTT que valorizam 0,62% para os 2,954 euros. Os correios anunciaram na sexta-feira, após o fecho da sessão, que Raúl Galamba aceitou o convite para chairman. Além disso, a Ibersol sobe mais de 4%.
Na bolsa nacional, a época de resultados - que tem sido um "driver" das bolsas nos Estados Unidos e na Europa - começa esta terça-feira, 11 de fevereiro, com a apresentação dos resultados de 2019 da Navigator após o fecho da sessão. Neste momento, as ações da papeleira cedem 0,67% para os 3,254 euros.
De acordo com o consenso dos analistas que cobram as cotadas portugueses, com base em dados da Bloomberg, as perspetivas para a época de resultados do PSI-20 não são animadoras.
Na Europa, hoje é a vez de empresas como a Nestle e a Airbus apresentarem resultados.
(Notícia atualizada com mais informação às 8h21)