Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 arranca a semana com o pé esquerdo

A bolsa nacional arrancou a semana em terreno negativo ao ser pressionada pelo BCP e o grupo EDP.

A carregar o vídeo ...
08 de Julho de 2019 às 08:08
  • ...

Após uma semana positiva, a bolsa nacional abriu em baixa nesta segunda-feira, 8 de julho, arrancando a semana com o pé esquerdo. O PSI-20 desvaloriza 0,35% para os 5.174,55 pontos, sendo pressionado pelo BCP e pelo grupo EDP.

"Na pré-abertura, os índices europeus ensaiavam em baixa", antecipavam os analistas do BPI no diário de bolsa, referindo que os dados positivos no mercado de trabalho norte-americana continuavam a influenciar as expectativa dos investidores de que a Fed tem assim menos razões para descer os juros, tal como passou a ser antecipado pelos mercados no mês passado. 

Esta é a segunda sessão consecutiva do PSI-20 em baixa dado que na sexta-feira também tinha descido pela mesma razão. Também as bolsas europeias negoceiam em terreno negativo ao serem pressionadas da mesma forma pela negociação em Wall Street. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desvaloriza 0,12% para os 389,51 pontos, acumulando também duas sessões no vermelho. 

Em Lisboa, 12 cotadas abriram em baixa, três em alta e três inalteradas. Uma das cotadas que se destaca é o BCP, cujas ações sobem há cinco semanas consecutivas e negoceiam em máximos de maio de 2018. Na sessão de hoje os títulos do banco abriram a desvalorizar 0,7% para os 28,47 cêntimos. 

Nota também para as quedas registadas pelo grupo EDP. A casa-mãe cede 0,59% para os 3,361 euros e a EDP Renováveis desce 0,44% para os 9,08 euros. 

Antes da abertura da bolsa, a EDP Renováveis comunicou à CMVM que celebrou um contrato de 20 anos para a venda de energia eólica no Brasil.

A travar as perdas do PSI-20 está a Jerónimo Martins com uma ligeira valorização de 0,07% para os 14,19 euros e ainda a Galp Energia que sobe 0,3% para os 13,34 euros. Isto num dia em que, para já, o petróleo segue com ganhos ligeiros. 

Na Europa, o destaque para já vai para as ações do Deutsche Bank, contrariando a tendência do setor e do índice alemão. O banco sobe mais de 3%, depois do banco ter anunciado que vai implementar um plano de reestruturação que passa por eliminar 18 mil postos de trabalho.

(Notícia atualizada às 8h23 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa praça nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio