Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da bolsa de Lisboa reticente sobre taxar lucros excessivos

Isabel Ucha defende que é preciso que, em paralelo aos pacotes de apoios, se continuem a tomar medidas estruturais, designadamente no domínio da à transição energética. E apela a que o financiamento no mercado de capitais seja a via.

A carregar o vídeo ...
'Medidas extraordinárias e de emergência devem focar-se em apoiar as pessoas e as empresas'
  • ...
A presidente da Euronext Lisbon tem reticências sobre a eficácia de taxar lucros excessivos de empresas de alguns setores que poderão beneficiar com a escalada da inflação e crise energética. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, Isabel Ucha diz que não é claro que o chamado "windfall tax" possa resolver algum problema concreto.

"Não sei até que ponto essa medida resolveria alguma questão em concreto. Não me pareceu claro que assim fosse", aponta Isabel Ucha em relação à possibilidade de serem taxadas empresas, por exemplo, da energia. Em alternativa, defende que "estas medidas extraordinárias e de emergência devem focar-se em apoiar as pessoas e as empresas que efetivamente estão a ter dificuldades."

A líder da bolsa de Lisboa considera que o contexto vivemos não é excecional, mas sim o choque externo e inesperado sobre a economia. Nesse sentido, os pacotes de medidas são "justificados" e "necessários". Ainda assim, "é preciso que, em paralelo com estes pacotes, se continuem a tomar as medidas mais estruturais de apoio, designadamente à transição energética para as energias renováveis e limpas em carbono, para a transição digital e para os fatores de competitividade mais estruturais da economia."

A crise pode, assim, ser vista como oportunidade para acelerar a transição energética, sendo que Isabel Ucha apela a que Governo e tecido empresarial recorram mais ao mercado de capitais para financiarem esta mudança.


Isabel Ucha lembra ainda que o índice português PSI - seguindo uma tendência contraria ao mercado europeu - valorizou 10% desde o início da guerra graças sobretudo à exposição as empresas energéticas, nomeadamente renováveis. Apesar das transações terem abrandado devido à maior volatilidade de mercado, o caminho deverá continuar a ser o mesmo.

Ver comentários
Saber mais Isabel Ucha bolsa de Lisboa Euronext Lisbon
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio