Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petição da ATM já conseguiu 2.200 assinaturas

A petição lançada pela associação de pequenos investidores já conta com 2.200 subscritores. Vai ser enviada em breve à Assembleia da República.

Bloomberg
11 de Agosto de 2014 às 19:43
  • ...

A Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) já garantiu as assinaturas para que a petição lançada no sábado possa ser aceite na Assembleia da República. Precisava de 1.000, mas já registava, no final desta segunda-feira, 2.227 subscritores que pretendem ser indemnizados pelo investimento realizado no aumento de capital do BES. Em alternativa, pedem acções a desconto do Novo Banco.

 

A ATM defende, nesta petição, "que deveriam ser administrativamente indemnizados no mínimo, os pequenos investidores, pessoas singulares ou colectivas, accionistas, com acções detidas até à data de dia 1 de Agosto que detivessem um máximo de 137.500 euros em acções do BES". Garantidas as assinaturas necessárias, Octávio Viana, presidente da ATM, diz ao Negócios que vai enviar "nos próximos dias, até ao final desta semana ou início da próxima", a petição para que a associação seja recebida na Assembleia da República. "Vamos também enviar a petição a todos os grupos com assento parlamentar".

 

Octávio Viana diz que uma compensação para os accionistas que participaram no aumento de capital "é o cenário que mais interessa" aos investidores. Contudo, reconhecendo que será difícil que essa indemnização seja paga, o presidente da ATM deixa uma alternativa para reparar os danos financeiros provocados aos investidores que poderia passar por acções do Novo Banco.

 

Essa compensação "poderia passar por uma oferta pública de venda (OPV) de parte do Novo Banco, com uma tranche destinada aos antigos pequenos accionistas do BES. Poderia haver uma atribuição directa de acções da nova instituição ou então um desconto significativo no valor dos títulos" do Novo Banco, explica Octávio Viana, que diz que está a tentar encontrar alternativas pacíficas a uma eventual acção popular. No entanto, caso o banco liderado por Vítor Bento seja vendido por partes, "terá de se ver outras soluções".

Ver comentários
Saber mais Octávio Viana Negócios banca Novo Banco indemnização petição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio