Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O regresso do gestor pródigo

Após quase dois anos afastado da indústria de gestão de activos, Francisco García Paramés, que fez várias apostas na bolsa de Lisboa, está prestes a regressar. No mercado, especula-se que pode integra uma nova gestora.

Bloomberg
07 de Setembro de 2016 às 21:00
  • ...
22 de Setembro de 2014, a indústria da gestão de activos foi apanhada de surpresa com o anúncio da saída de Francisco García Paramés. Após 25 anos, o "gestor-estrela" abandonou a Bestinver, uma das mais bem sucedidas gestoras espanholas. Agora que está prestes a terminar o período que o impedia de aceitar cargos na concorrência, tem aumentado a expectativa em relação ao regresso do Warren Buffett espanhol.

Há quase dois anos que  o mercado especula sobre o próximo desafio profissional de Paramés. O conhecido "guru" espanhol levou os fundos da Bestinver às "mais altas rentabilidades do mercado", como destacou na carta de despedida. E, nos meses posteriores à sua saída, a gestora espanhola, que está no capital da Semapa e da Sonae, foi confrontada com a saída de alguns investidores. Agora, pode estar perto do regresso.

Dentro de duas semanas termina o período que o impede de concorrer com a sua anterior entidade patronal. "No sector, todos damos por consumado que Paramés será incorporado na azValor", afirmou ao Cinco Días um veterano da gestão de fundos. É nesta entidade que estão também alguns ex-quadros da Bestinver e que abandonaram a gestora depois de Paramés. São eles Álvaro Guzmán de Lázaro, Fernando Bernad, Beltrán Parages. Este novo projecto gere mais de 800 milhões de euros em fundos de investimento e obteve uma rentabilidade próxima de 20%, desde o início do ano, segundo o jornal espanhol.

Fontes próximas garantem que foram diversas as propostas de trabalho que chegaram ao gestor. Mas o único evento público que Paramés tem na agenda, para já, é o lançamento do seu livro, a 4 de Outubro. Nos últimos dois anos de pausa, o gestor escreveu "Investir a longo prazo" onde "relata os factos mais relevantes de cada ano da sua carreira, com especial atenção dedicada a períodos de ganhos e perdas pronunciadas, crises espanholas e mundiais, bolhas e demais fenómenos que afectam e, por vezes, destabilizam todo o sistema financeiro mundial", explicou a editora ao Cinco Días.
Ver comentários
Saber mais Bolsa Espanha Bestinver Paramés Investimento Fundos de Investimento Gestão de activos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio