Notícia
O que é a bruxaria tripla de Wall Street?
O “triple witching” é o vencimento simultâneo de três contratos nos Estados Unidos e acontece quatro vezes por ano. A próxima "hora da bruxa" será a 20 de dezembro. O Negócios explica-lhe o que é e os efeitos que provoca nos mercados.
Há um fenómeno que ocorre nos mercados quatro vezes por ano e que se chama bruxaria tripla. Tem este nome porque se dá o vencimento em simultâneo de três contratos nos Estados Unidos: opções sobre ações, futuros sobre índices de ações e opções sobre índices de ações.
Este "triple witching" ocorre à terceira sexta-feira dos meses de março, junho, setembro e dezembro. O nome do dia faz referência aos vencimentos dos três contratos e às bruxas.
Mas porquê as bruxas?
Os mercados têm o termo "witching hour", a "hora da bruxa", que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes três contratos exerce grande influência no desempenho do mercado.
O termo é tido como adequado para a situação já que a "hora da bruxa" é um curto período em que quem pratica "feitiçaria" fica especialmente mais ativo e poderoso.
Assim sendo, este é um dia historicamente mais volátil, especialmente na última hora de transação, quando um elevado número de títulos muda de mãos. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço.
Este vencimento trimestral coincide normalmente com a recomposição de índices de referência como o Standard & Poor’s e o Footsie, que aproveitam a liquidez adicional gerada pela bruxaria tripla.
No caso do Nasdaq, esta recomposição é anual e ocorre no "triple witching" de dezembro.