Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mota-Engil e BCP empurram bolsa de Lisboa para o vermelho

A bolsa nacional começou a sessão desta terça-feira em contraciclo com a Europa. Mota-Engil perde mais de 2% e BCP cede acima de 1%.

A carregar o vídeo ...
09 de Janeiro de 2024 às 08:19
  • ...
A praça portuguesa arrancou a sessão no vermelho, ao contrário das bolsas europeias que já se encontram a negociar a esta hora, como Paris e Amesterdão, que prolongam os ganhos registados ontem, à boleia do desempenho das tecnológicas e das retalhistas. Os investidores aguardam hoje pela divulgação da taxa de desemprego em novembro do ano passado.

O PSI cede 0,18% para 6.466.45 pontos. Entre as 16 cotadas, sete estão a cair, seis a valorizar e três permanecem inalteradas — Corticeira Amorim, Ibersol e Nos.

A liderar as perdas está a Mota-Engil que cede 2,18% para 4,26 euros. Ontem, a construtora anunciou a conclusão da compra da totalidade da SUMA à Urbaser, que tinha sido anunciada em março, dado que foram "obtidas as autorizações regulatórias e preenchidas as condições precedentes".

O BCP desvaloriza 1,17% para 28,88 cêntimos, seguido pelos CTT que perdem 0,42% para 3,54 euros por ação. Na segunda-feira, o Bank Millennium, detido em 50,1% pelo BCP, anunciou novas provisões nos resultados preliminares do quarto trimestre. 

Além do banco, há outro peso pesado no vermelho. A EDP Renováveis perde 0,14% para 17,32 euros, depois de ontem o Goldman Sachs e o BNP Paribas terem descido a recomendação da energética portuguesa para "neutral".

Os restantes pesos pesados negoceiam positivos. A Galp valoriza 0,47% para 13,955 depois das fortes quedas de ontem, acompanhando o setor na Europa, que reflete as fortes quedas no preço do petróleo. 

A EDP soma 0,22% para 4,556 euros. Ontem, o Goldman Sachs mostoru-se mais otimista quanto ao desempenho das ações da empresa nos próximos 12 meses. E a Jerónimo Martins avança 0,18% depois de o JPMorgan e Wood & Company terem subido o "preço-alvo" da dona do Pingo Doce.


Saber mais Bolsa de Lisboa bolsas mercados euronext PSI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio