Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montepio dispara 46% no fecho

A Caixa Económica não vê motivos para a maior subida da sua história. Um avanço de 46% que levou as unidades de participação a valerem 0,62 euros. Mais 0,20 euros do que na sessão anterior. O volume mantém-se em linha com a média.

Miguel Baltazar
  • 15
  • ...

O Montepio disparou na Bolsa de Lisboa. As unidades da caixa económica subiram 46%, valendo 0,62 euros por título. É a cotação mais elevada desde Março do ano passado.

A valorização de 46,23% do fundo do Montepio é a mais expressiva desde o início da sessão, num dia em que o índice PSI-20 somou 1,02%. Na Bolsa de Lisboa, houve várias empresas a marcar subidas expressivas, como a Inapa, que avançou 8%, a Martifer, apreciou 10% e a Impresa, ganhou 5%. 

 

O Montepio registou a subida mais significativa no mercado nacional, ainda que até tenha caído durante a sessão. A partir das 14:00 começaram os ganhos. A cotação de fecho de 0,62 euros é a mais elevada desde Março de 2016. Aliás, desde Julho do ano passado que a caixa económica sob o comando de José Félix Morgado (na foto) não negociava acima dos 0,50 euros. Na segunda-feira, as unidades de participação valiam 0,424 euros. 

  

A subida não acompanha qualquer volume anormal. Foram trocadas, até às 15:30 da sessão desta terça-feira, cerca de 134 mil. No fecho, o volume ascendeu a 217 mil títulos. A média diária no último semestre é de 163 mil títulos. Ainda assim, é o volume mais elevado no espaço de uma semana.
 



Congelamento automático

Entretanto, durante a sessão, registaram-se paragens de dois minutos na negociação, nomeadamente entre as 15:25 e as 15:35, o que é habitual quando há variações expressivas na cotação. Segundo explicou ao Negócios a gestora da Bolsa de Lisboa, a Euronext, o sistema procede a um congelamento automático das transacções em torno de uma empresa quando há uma variação superior a 10% face ao valor de fecho anterior (0,423 euros) ou quando é 2% acima do negócio anterior durante a sessão.

 

Não foi divulgada qualquer informação relevante sobre o Montepio esta terça-feira. Contudo, a caixa económica tem estado a ser alvo de inúmeras notícias. Uma delas dá conta que, até Junho, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa espera estudar um eventual investimento no Montepio, sobre o qual não há novidades.

 

A Montepio Geral - Associação Mutualista é a dona da caixa económica, que tem o fundo cotado em bolsa. Este fundo vai acabar quando for confirmada a transformação em sociedade anónima da caixa, com as unidades de participação a serem convertidas em acções do Montepio. Efectivando-se essa mudança, que aguarda o registo em conservatória, a mutualista passa a ter 95% da caixa, ficando o restante capital nas mãos dos titulares de unidades de participação. 

"Como é óbvio não há comentários sobre variações em bolsa", foi o comentário feito pela Caixa Económica Montepio Geral quando contactada.

A CMVM, que tem como função acompanhar a evolução do mercado, "pediu esclarecimentos" à instituição, segundo confirmou o regulador, que adianta ainda que a "caixa económica diz não ter informação que possa justificar a subida". 

Apesar da valorização, as unidades de participação valem praticamente metade do valor a que foram admitidas à negociação, quando valiam 1 euro. 




 

(Notícia actualizada com informações actualizadas com o fecho de mercado pelas 16:45)

Ver comentários
Saber mais Montepio Bolsa de Lisboa José Félix Morgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio