Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maiores acionistas da Novabase vão reduzir participação para evitar OPA geral

Após a OPA parcial lançada pela empresa para adquirir até 20% do seu capital, a Novabase passou a deter 17,91% em ações próprias. Desta forma, os dois maiores acionistas, que têm um acordo parassocial, seriam obrigados a lançar uma OPA sobre todas as ações que não possuem por terem ultrapassado metade dos direitos de voto.

Novabase cimenta otimismo para as tecnológicas
19 de Abril de 2023 às 18:37
  • ...
Os dois maiores acionistas da Novabase, que têm um acordo parassocial e juntos controlam 41,11% do capital da tecnológica, indicaram esta quarta-feira, em comunicado à CMVM, que vão pedir a suspensão do dever de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o capital da empresa que não controlam, comprometendo-se a reduzir a sua posição no prazo de 120 dias.

Em causa está o reforço das ações próprias detidas pela Novabase após a OPA parcial sobre 20% do capital, que resultou em que a empresa tenha passado a deter 17,91% do capital em ações próprias. A operação eleva os direitos de votos dos dois maiores acionistas - a HNB e Pedro Marques de Carvalho - para 52,51%, "sendo assim ultrapassado o limite de metade dos direitos de voto nessa sociedade, gerador do dever de lançamento de oferta pública geral de aquisição das ações representativas do capital social da mesma".

Para evitar o lançamento de uma OPA geral, os acionistas vão invocar o artigo 190.º do Código de Valores Mobiliários, que permite a suspensão do dever de lançar a OPA desde que os detentores da maioria dos direitos de voto se comprometam a reduzir a sua participação no prazo de 120 dias para níveis que correspondam a menos de metade dos direitos de voto.

"Durante o período de suspensão, e até que a referida participação seja reduzida para uma percentagem de direitos de voto inferior a metade dos direitos de voto da Novabase, os direitos de voto abrangidos pelo acordo parassocial que excedam o referido limite ficarão inibidos", conclui o comunicado.
Ver comentários
Saber mais Novabase OPA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio