Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins cai 7% e penaliza bolsa de Lisboa

A Jerónimo Martins cai 7% depois de apresentar resultados, enquanto o Banif afunda mais de 70% ao ajustar ao preço das novas acções que já entraram no mercado. Zon e Sonaecom avançam com luz verde da Autoridade da Concorrência para a fusão.

A carregar o vídeo ...
31 de Julho de 2013 às 08:07
  • 6
  • ...

Foi um início de sessão negativo para a bolsa de Lisboa. O índice de referência PSI-20 está a perder 0,90% para os 5.736,71 pontos.

 

As bolsas europeias estão a perder terreno, embora com uma queda mais ligeira que Lisboa, com os investidores expectantes em relação ao que for decidido na reunião do Comité de Operações do Mercado Aberto da Reserva Federal norte-americana. O banco central dos EUA deverá dar sinais sobre a decisão relativa a uma eventual limitação das medidas de estímulo à maior economia do mundo.

 

Em Lisboa, a Jerónimo Martins apresentou resultados na manhã desta quarta-feira e é a principal razão pela evolução negativa da bolsa nacional. A dona dos supermercados Pingo Doce, que chegou a afundar 13,9% no início da sessão, está a ceder 7,21% para negociar nos 14,55 euros. Os lucros da empresa subiram 9% para 165 milhões de euros os lucros no primeiro semestre, tendo ficado abaixo do que era esperado pelos analistas. A concorrente Sonae está a ganhar 0,38% para os 0,79 euros.

 

Em destaque pela negativa está, igualmente, o Banif, que segue a perder 76,6% para 1,1 cêntimos. Entraram esta quarta-feira as 10 mil milhões de novas acções subscritas no aumento de capital, que foram vendidas a 1 cêntimo nos balcões. Contudo, a evolução das acções que conta para o desempenho do índice é a de um recuo face ao valor de fecho de ontem dos títulos que já estavam em bolsa, que foi de 4,7 cêntimos.

 

Ainda na banca, o BCP segue inalterado nos 9,6 cêntimos enquanto o BES ganha 0,41% para os 0,731 euros. O BPI também está sem alterações em 1 euro.

 

A Autoridade da Concorrência deu luz verde à operação de fusão entre a Optimus e a Zon Multimédia, o que está a animar as acções de telecomunicações. A Sonaecom, dona da Optimus, ganha 2,81% para os 1,83 euros. Já a Zon avança 2,9% para negociar nos 4,439 euros.

 

(Notícia actualizada com mais informações às 8h16)

Ver comentários
Saber mais PSI-20 Bolsa de Lisboa Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio