Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa arranca sessão no vermelho. CTT e BCP caem mais de 2%

Empresas do Grupo EDP e Jerónimo Martins negoceiam positivas e impedem que o PSI registe um recuo mais acentuado.

A carregar o vídeo ...
11 de Julho de 2022 às 08:22
  • ...
A bolsa de Lisboa arrancou a sessão de negociação desta segunda-feira em terreno negativo, em linha com o sentimento que se vive nas principais praças europeias, que estão a esta hora no vermelho.

O receio de uma recessão económica volta a dominar os investidores, numa altura em que arranca a época de divulgação de resultados das empresas e se teme que os números fiquem abaixo das previsões iniciais dos analistas.

O PSI caía 0,27% nos primeiros minutos, para os 5797,34 pontos, com quatro empresas positivas, nove a cair e duas inalteradas face à cotação de fecho da sessão anterior (REN e Semapa).

A liderar as perdas estão os CTT - a recuar 2,39% - e o BCP - que desce 2,29%. Na sexta-feira ficou a saber-se que o braço polaco do banco português - o Millennium Bank - decidiu constituir provisões de 467,4 milhões de zlotis (97,7 milhões de euros) no segundo trimestre para riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira. Vai, por isso, registar prejuízo nesse período.

Com perdas superiores a 1% estão a Navigator (-1,48%), a Galp Energia (-1,42%) e a Corticeira Amorim (-1,18%). A petrolífera nacional, em concreto, desacelera numa altura em que o petróleo está também a recuar, com os mercados a temerem novos confinamentos na China - devido a uma subida nos surtos de covid-19 - o que levaria a um abrandamento na procura de crude.

Com quedas esta manhã, estão ainda a Mota-Engil (-0,81%), a Nos (0,79%), a Altri (-0,40%) e a Sonae (-0,35%).

A impedir um recuo mais acentuado do principal índice nacional está o grupo EDP, com a casa mãe a avançar 1,57% e o braço Renováveis a subir 0,74%. A Jerónimo Martins - a cotada com mais peso no PSI - sobe 0,47%. Com um bom desempenho está também a Greenvolt, a avançar 1,28%.


Notícia atualizada às 08h36.
Ver comentários
Saber mais PSI Lisboa economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio