Notícia
Lisboa arranca semana com o pé direito. PSI valoriza 0,27%
A praça portuguesa acompanha o sentimento positivo que se vive nos principais mercados europeus. Das 16 cotadas no PSI, com nove sobem, quatro descem e três mantêm-se inalteradas.
A bolsa de Lisboa abriu a primeira sessão da semana no verde, em linha com o sentimento dominante na Europa, numa altura em que os investidores deixam para trás os receios que alimentaram o "sell-off" mundial da semana passada e se começam a concentrar na reunião desta semana do Banco Central Europeu, na qual é provável que seja aprovado mais um corte dos juros diretores.
Por cá, o PSI valorizava 0,27% para os 6.737,05 pontos nos primeiros minutos da negociação, com nove cotadas a subir, quatro a descer e três inalteradas.
A Altri é a empresa que lidera a tabela, a somar 1,42%. Segue-se, no pódio, a Corticeira Amorim, que cresce 0,78%, e a EDP Renováveis, a avançar 0,72%.
No verde estão ainda os CTT (0,67%), o BCP (0,44%), a Nos (0,42%), a Sonae (0,42%) e a Jerónimo Martins (0,12%). Com o avanço menos expressivo está a EDP, a subir uns ligeiros 0,07%, numa altura em que foi conhecido que a Ocean Winds, o consórcio da elétrica portuguesa com a francesa Engie, foi selecionado para negociar contratos de venda de energia de nos Estados norte-americanos de Massachusetts e Rhode Island a partir de um parque eólico "offshore" que será construído a partir de 2025.
Em sentido inverso, a Greenvolt é a empresa que mais cede, apesar de a queda não ser muito expressiva. A empresa liderada por João Manso Neto desvaloriza 0,36%, seguida pela REN e a Mota-Engil que caem 0,21% e 0,08% respetivamente.
No vermelho está ainda a Galp Energia, que desvaloriza uns ligeiros 0,06% numa altura em que o petróleo até está a valorizar nos mercados internacionais, a corrigir de tombos recentes.
Semapa, Navigator e Ibersol mantêm as cotações de fecho de sexta-feira.