Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerome Powell tinge Wall Street de vermelho

Os últimos momentos da sessão foram marcadas pelas palavras do presidente da Fed, que assegurou que durante a reunião desta quarta-feira, o banco central não debateu uma possível pausa dos juros diretores em junho.

A subida da inflação nos Estados Unidos tem sido a maior dor de cabeça de Jerome Powell.
Brendan McDermid/Reuters
  • ...

Wall Street encerrou a sessão em terreno negativo, pressionada pelas declarações do presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana que assegurou que durante a reunião desta quarta-feira não foi discutida uma pausa na subida dos juros diretores em junho.

 

O "benchmark" mundial S&P 500 caiu 0,70% para 4.090,75 pontos, enquanto industrial Dow Jones desvalorizou 0,80% para 33.414,24 pontos. Já o tecnológico Nasdaq Composite perdeu 0,53% para 12.025,33 pontos.

 

Durante a conferência de imprensa, após a reunião do Comité Federal do Mercado Aberto que determinou a subida da taxas dos fundos federais em mais 25 pontos base, Powell frisou que "não foi tomada nenhuma decisão sobre uma pausa [na subida dos juros diretores]".

 

Isto porque, como o próprio Powell explicou, "no comunicado de março havia uma frase que dizia que o Comité [Federal do Mercado Aberto] previa que poderia ser apropriado um reforço adicional do endurecimento da política monetária".

 

Em março, o comunicado com as conclusões da Fed afirmava que "para o futuro, o banco central antecipa "que pode ser apropriado a consolidação" em termos de subida das taxas de juro, "para alcançar uma política monetária que seja suficiente restritiva para fazer regressar a inflação a 2% a longo prazo".

 

Já no comunicado resultante da reunião desta quarta-feira esta frase já não está presente, pelo que o "que dizemos é que ao determinar" ou não a subida dos juros diretores, "o Comité terá em conta determinados fatores", esclareceu o presidente da Fed.

Ver comentários
Saber mais Comité Federal do Mercado Aberto Powell Fed economia negócios e finanças economia negócios e finanças economia (geral) minérios e metais economia (geral) mercado e câmbios bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio