Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Intercontinental Exchange vai comprar NYSE Euronext por 6,1 mil milhões de euros (act)

Se o negócio avançar, a Bolsa portuguesa volta a mudar de donos, ficando integrada num grupo de maior dimensão.

  • 1
  • ...

A Intercontinental Exchange (ICE), mercado de contratos futuros de energia e matérias-primas, lançou uma oferta de 8,2 mil milhões de dólares (6,1 mil milhões de euros) para comprar a NYSE Euronext, plataforma bolsista onde está integrada a praça portuguesa.

 

Depois de esta manhã a imprensa ter dado conta que havia negociações entre as duas partes para avançar com o negócio, surgiu já um comunicado oficial de ambas as cotadas, com os termos propostos. A ICE oferece 33,12 dólares em dinheiro e acções por cada acção da NYSE Euronext, o que perfaz uma oferta total de 8,2 mil milhões de dólares pela empresa, que estava ontem avaliada em bolsa em 5,8 mil milhões de dólares. O prémio é assim de 38%.

 

A ICE compromete-se a manter a marca NYSE Euronext, sendo que a empresa que resultar da fusão terá sede em Atlanta e também em Nova Iorque.

 

No âmbito da oferta da ICE, os accionistas da NYSE Euronext têm a opção de receber 33,12 dólares em acções; ou 0,2581 acções da ICE, ou um misto de acções (0,1703 acções por cada uma detida) e dinheiro (11,27 dólares). Contudo a ICE apenas pagará 33% da oferta em dinheiro, num máximo de 2,7 mil milhões de dólares, sendo os restantes 66% pago em acções.

 

Os accionistas da NYSE Euronext ficarão com 36% do capital da ICE, no âmbito deste negócio. No mesmo comunicado as duas empresas admitem a possibilidade de, no futuro, efectuarem um IPO da Euronext, que assim sairia da esfera deste grupo financeiro.

 

“O Conselho de Administração da NYSE Euronext analisou cuidadosamente um leque de alternativas estratégicas e concluiu que a ICE é o parceiro ideal para o NYSE Euronext”, refere o “chairman” da bolsa pan-europeia, Jan-Michiel Hessels.

Em 2011, a ICE tentou comprar a Nasdaq OMX Group. No entanto, o Departamento de Justiça dos EUA não permitiu a realização do negócio, uma vez que a empresa ficaria com o controlo do maior mercado accionista do mundo.

 

A NYSE Euronext gere além das operações da New York Stock Exchange as bolsas de Lisboa, Paris, Bruxelas, Amesterdão e o segundo maior mercado de derivados da Europa, o Liffe. A empresa foi formada com a fusão entre a norte-americana NYSE e a europeia Euronext.

 

(actualiza com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Intercontinental Exchange NYSE Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio