Notícia
Ibersol atinge máximos históricos em dia de estreia no PSI-20
A Ibersol estreou-se esta segunda-feira no principal índice nacional, continuando a renovar máximos históricos. A Novabase também chegou a negociar em níveis de Agosto de 2014, mas perdeu o “gás” durante a sessão.
A subida à "primeira liga" da bolsa nacional continua a animar a negociação das acções da Ibersol, que subiram 4,21% esta segunda-feira, 20 de Março. As acções fecharam a valer 15,11 euros, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre.
Desde o início do ano, as acções já acumulam um ganho de 19,3%, depois de nos últimos quatro anos os títulos terem subido consecutivamente. Só no ano passado, a empresa acumulou um ganho de 68%.
Além da forte subida, a negociação da Ibersol foi acompanhada por uma elevada liquidez, tendo trocado de mãos esta sessão 64.804 títulos, quando a média diária dos últimos seis meses é de 10.456.
A contribuir para as subidas recentes esteve a promoção para o PSI-20. O anúncio, que oficializou a nova composição do principal índice foi feito no dia 6 de Março pela Euronext, que revelou quem iria substituir o BPI, que foi alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte dos espanhóis do La Caixa.
Nesse dia, a Euronext anunciou que iriam entrar duas cotadas, o que fez com que o PSI-20 voltasse a ser composto por 19 empresas.
A outra cotada foi a Novabase, cujas acções também tocaram esta segunda-feira no valor mais elevado desde Agosto de 2014, ao negociarem nos 3,13 euros. Ainda assim, ao longo da sessão as acções perderam a força e terminaram com uma subida de 0,33% para 3,05 euros. A liquidez também foi elevada, tendo trocado de mãos 91.619 acções, quando a média diária dos últimos seis meses é de 27.729.
A Novabase está a acumular uma variação mais pronunciada desde o início do ano (20,8%), depois de no ano passado também ter apreciado mais de 17,5%.