Notícia
Ganhos da PT e da EDP sustentam bolsa nacional
A bolsa nacional segue em alta, impulsionada pelos ganhos da Portugal Telecom e da EDP, numa altura em que as congéneres europeias também estão a subir, animadas pelas novidades sobre as negociações orçamentais dos EUA.
O PSI-20 sobe 0,55% para 5.669,77 pontos, com 13 acções a subir, cinco a cair e duas inalteradas. Com os ganhos desta terça-feira o principal índice nacional segue já com uma valorização superior a 3% desde o início do ano. Sobe pela sexta sessão consecutiva e negoceia em máximos de Março.
Entre os congéneres europeus a tendência também é de ganhos, numa altura em que o optimismo em relação a um acordo nos EUA sobre o orçamento, que evite o chamado precipício orçamental. Este termo é referente aos mecanismos que determinam um aumento de impostos e uma redução da despesa automática no início do ano.
Na bolsa nacional, é a Portugal Telecom que mais impulsiona, ao subir 1,64% para 3,848 euros. Já a Zon e a Sonaecom, que subiram na última sessão a reflectir o anúncio de negociações para uma fusão entre a dona da TV Cabo e a Optimus, seguem em queda. A Zon perde 2,54% para 2,911, depois de ter subido mais de 6% no último dia, e a Sonaecom cai 0,39% para 1,544 euros.
A Sonaecom ainda pode receber 100 milhões de Isabel dos Santos, uma vez que a posição da empresária angolana na Zon não chega para ficar com 50% da sociedade veículo, que será criado para incorporar as participações da Sonaecom e de Isabel dos Santos nas duas empresas.
Os analistas consideram que o estatuto de "holding", após a operação, pode castigar as acções da empresa liderada por Ângelo Paupério. No curto prazo, dona da Optimus tem maior potencial. Tanto a Zon Multimédia como a Sonaecom ganham com a fusão, mas na perspectiva dos analistas, a operação é melhor para os accionistas da empresa liderada por Rodrigo Costa.
A impulsionar o índice está também a EDP, ao subir 0,84% para 2,289 euros, sendo acompanhada pela EDP Renováveis, que cresce 0,37% para 4,115 euros. Ainda no sector energético, a Galp Energia sobe 0,30% para 11,765 euros.
A banca está hoje em alta, com o BES a crescer 2,68% para 0,88 euros, o BCP a subir 1,35% para 0,075 euros e o BPI a ganhar 0,78% para 0,904 euros. O ESFG segue estável nos 5,279 euros, enquanto o Banif está suspenso de negociação à espera que divulgue informação.
A negociação de acções do Banif foi suspensa pela Euronext, a pedido do regulador, depois de o banco ter registado a fusão do Banif SGPS com o Banif SA na segunda-feira, dia 17 de Dezembro, no seguimento de o banco ter anunciado o registo comercial da integração da Banif SGPS na Banif SA, na segunda-feira, no final da sessão bolsista.
As acções da sociedade Banif SGPS serão negociadas, pela última vez, na sexta-feira, dia 21 de Dezembro. “Tal como se descreve no projecto de fusão, as acções Banif SA serão automaticamente atribuídas aos accionistas do Banif SGPS no processamento nocturno da Central de Valores Mobiliários, após a liquidação de todas as operações de bolsa relativas às acções Banif SGPS”.
Com o anúncio da integração, o Banif conclui o passo que faltava para poder avançar com a recapitalização. Os accionistas do Banif SGPS passarão a ser accionistas do Banif S.A, recebendo acções da segunda sociedade à razão de 1:1 em troca com as da SGPS.