Notícia
Fundo do Texas reforça aposta na queda do BES
O Altair Investment assumiu uma posição curta depois do levantamento da suspensão da proibição de "short selling" no BES. Reforçou esta terça-feira a aposta, antes da nova interdição da anunciada esta quarta-feira pela CMVM.
O Altair Investment Management Limited aumentou a posição curta no BES. Um dia antes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltar a proibir a aposta na queda dos títulos, o fundo sedeado no Texas, nos EUA, elevou a posição no banco liderado por Vítor Bento vendida a descoberto.
Este fundo assumiu uma posição curta de 0,56% do capital do BES a 17 de Julho, equivalente a 31,5 milhões de acções do banco vendidas a descoberto, tendo sido o primeiro a arriscar uma posição curta de relevo após várias proibições de vendas a descoberto pelo regulador.
A CMVM proibiu a aposta na queda no dia 1 de Julho. Voltou a fazê-lo a 11 de Julho, prolongando a proibição para 14 e 15 de Julho. Acabou por proibir a aposta também no dia 16 e, agora, depois de uma sessão em que o BES caiu mais de 10% para um novo mínimo histórico, voltou a decretar a proibição durante esta quinta-feira.
Antes disso, o gestor e fundador, Robert Loop, aumentou a parada. De acordo com o "site" da entidade liderada por Carlos Tavares, a 29 de Julho, ou seja, esta terça-feira, vendeu mais acções do BES, procurando ganhar com a sua desvalorização. Tem, actualmente, 0,65% do capital da instituição vendido a descoberto.