Notícia
Euronext Lisbon inverte tendência e segue a subir; PSI20 soma 0,28%
A Bolsa nacional seguia a ganhar impulsionada pelos títulos da Brisa, PT e Telecel Vodafone, que empurravam o PSI20 para uma subida de 0,28%. As quedas do BCP, que fixou um novo mínimo anual, e da EDP limitavam os ganhos.
O PSI20 [PSI20] marcava 6.533 pontos, com nove acções a valorizar, oito em queda e três inalteradas.
O mercado «ainda regista influência das notícias relativas à Sonae e à EDP, aguardando pelo dia de amanhã, em que serão divulgados os «leading indicators» nos Estados Unidos», disse ao Negocios.pt João Vaz Velho, operador da BIG Corretora.
A SonaeCom [SNC], que caía 0,88% para os 2,26 euros, fez uma proposta para fundir a unidade fixa Novis com a ONI, bem como proceder à compra dos activos da ONI Way. Os analistas consideram que o facto da empresa liderada por Paulo Azevedo não ter feito uma oferta monetária seja uma forma de pressionar a ONI a negociar a fusão.
A ONI Way, ao final do dia, ripostou com um comunicado em que afirma que irá mover um processo contra a Optimus e a Vodafone Telecel, exigindo uma indemnização de 46 milhões de euros por recusa destas últimas nos acordos de interligação na tecnologia GPRS, uma vez que a operadora móvel da ONI garantiu esse serviço através de um acordo com a TMN, da Portugal Telecom (PT).
A Electricidade de Portugal [EDP], maior accionista do Grupo ONI, desvalorizava 0,55% para os 1,82 euros.
A Brisa [BRISA], que ontem sofreu uma desvalorização de 3,51%, refazia-se com uma subida de 2,36%, a marcar 5,63 euros. A concessionária de auto-estradas é accionista da ONI.
A Portugal Telecom [PTC] subia 1,06% para os 6,65 euros, em linha com todas as suas congéneres europeias. A Deutsche Telekom ganhava 9,33%, a espanhola Telefónica subia 5,52% e a France Telecom seguia a ganhar 7,82%.
A Vodafone Telecel [TLE] trepava 3,13% para os 7,24 euros, em linha com a casa mãe que valorizava 5,46&.
A banca somava quedas, com o Banco Comercial Português [BCP] a liderar as perdas, ao recuar 0,91% para os 3,27 euros, apesar do BPI ter subido a sua recomendação de «manter» para «acumular» relativamente à instituição bancária liderada por Jardim Gonçalves, tendo fixado um preço alvo de 4 euros por acção.
O Banco Espírito Santo [BESNN] recuava 0,26% para os 11,36 euros e o BPI [BPIN] decrescia 0,8%, depois da subida de 2,87% verificada ontem.