Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext inicia subscrição para IPO; encaixa até 780 milhões

A Euronext, plataforma bolsista que irá integrar a BVLP, inicia hoje o período de subscrição das suas acções no âmbito de uma oferta pública de venda inicial (IPO) que deverá permitir um encaixe até aos 780 milhões de euros (156,37 milhões de contos).

21 de Junho de 2001 às 08:43
  • ...
A Euronext, plataforma bolsista que irá integrar a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP), inicia hoje o período de subscrição das suas acções no âmbito de uma oferta pública de venda inicial (IPO) que deverá permitir um encaixe até aos 780 milhões de euros (156,37 milhões de contos).

Os investidores poderão dar ordens de compra sobre as acções da Euronext, que reúne actualmente as Bolsas de Paris, Amsterdão e Bruxelas, a partir de hoje, com os preços a variarem entre os 24 euros (4.812 escudos) e os 27,50 euros (5.513 escudos).

As referidas acções estarão disponíveis para subscrição até ao dia 4 de Julho, iniciando a transaccionar a 6 de Julho na Bolsa de Paris, segundo um comunicado da Euronext.

A Euronext foi forçada a baixar o valor previsto para o encaixe resultante da operação, devido às recentes quedas dos mercados accionistas. O presidente executivo da BVLP, Alves Monteiro, adiantou na semana passada que este IPO deveria resultar num encaixe de mil milhões de euros (200,48 milhões de contos).

A operação irá permitir que seja dispersada no mercado cerca de 25% do capital da plataforma bolsista, avaliando a Euronext até um valor máximo de 3,1 mil milhões de euros (621,49 milhões de contos).

A referida entidade adiantou que prevê alienar entre 12,2 milhões e 13,8 milhões das actuais acções, pretendendo levar a cabo a emissão de novas acções, cujo número irá variar entre os 14,5 milhões e os 16,7 milhões. Cerca de 3,5 milhões de títulos serão disponibilizados para os trabalhadores da Euronext.

BVLP integra Euronext em Janeiro ou Fevereiro de 2002

A BVLP irá integrar a plataforma bolsista pan-europeia em Janeiro ou Fevereiro do próximo ano, «caso sejam cumpridas as expectativas mais optimistas», afirmou na semana passada Alves Monteiro, em conferência de imprensa.

O primeiro passo para a integração da Bolsa nacional na plataforma bolsista pan-europeia foi dado recentemente, com a assinatura de um «Memorandum of Understanding» entre a BVLP e a Euronext.

As próximas fases do processo de fusão serão dados apenas após o IPO da Euronext, com a assinatura de um «Merger Plan», que será concretizada «ainda antes do final deste ano». Depois desta medida, será necessário proceder à aprovação e acomodação legal e regulamentar, bem como à ratificação do acordo por parte das assembleias gerais (AGs) de accionistas de ambas as instituições, segundo o mesmo responsável.

Após estes passos, será efectuada a troca de acções, através da qual os actuais accionistas da BVLP irão receber títulos da Euronext. O rácio de troca para estas acções ainda irá ser objecto de negociação entre as duas partes.

A partir da altura em que seja concretizada a fusão, a Bolsa nacional irá passar a designar-se «Euronext Lisboa», à semelhança do que acontece com as suas congéneres que já integram aquela plataforma.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio