Notícia
Empresa de Warren Buffett reduz participação na General Motors
O milionário revela que a redução da presença da Berkshire Hathaway na empresa automóvel não foi uma decisão pessoal "porque não tem acções próprias na GM".
As mudanças continuam na General Motors. A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett (na foto), anunciou a redução, em 25%, da sua presença no capital social de uma das maiores empresas do sector automóvel, adianta a Berkshire em comunicado enviado à comissão de mercados dos Estados Unidos.
A redução, em 30 milhões de acções, não foi decidida pelo próprio Warren Buffett. "Não é pessoal, porque não tenho acções próprias na empresa", afirmou à Bloomberg, o milionário sobre a participação na GM. O responsável acrescentou que a decisão foi tomada pelo responsável de investimento da Berkshire, Ted Weschler.
Outra accionista, a Greenlight Capital vendeu toda a sua participação. A liquidação de 17 milhões de acções rendeu 697 milhões de dólares (cerca de 509 milhões de euros). A empresa chegou a ser a terceira maior accionista de referência, em termos de valor de mercado, no final de 2013.
Os dados da Bloomberg indicam que no primeiro trimestre de 2014 o valor total das acções da GM por investidores institucionais foi reduzido em 3,3 mil milhões de dólares. O aumento da participação na estrutura accionista foi de 17 milhões de acções.
A redução da participação accionista da Berkshire foi conhecida um dia depois de na quinta-feira, 15 de Maio, a General Motors ter anunciado a recolha de mais 2,7 milhões de veículos. Em 2014, a marca norte-americana já chamou às oficinas 11,2 milhões de veículos.