Notícia
El Confidencial: EDP Renováveis prepara entrada na bolsa de Espanha em Outubro
A EDP Renováveis estará a preparar-se para criar uma nova filial de energias renováveis e cotá-la na bolsa espanhola nos primeiros dias de Outubro, noticia esta sexta-feira a publicação espanhola El Confidencial.
O El Confidencial noticia que a empresa portuguesa liderada por Manso Neto está a criar uma nova filial de energias renováveis com uma capacidade instalada de quase 1.000 megawatts e que prevê que entre na bolsa de Espanha no início de Outubro.
A operação estará a ser gerida pelo Citigroup e pelo UBS e deverá ser desenvolvida ao longo de Setembro, sendo que o objectivo é o de cotar a empresa na primeira semana de Outubro, adianta a mesma publicação.
A oferta pública inicial que está a ser preparada deverá ser anunciada nos próximos dias. O "road show" deverá ser realizado a partir de 17 de Setembro e a fixação do preço deverá ocorrer a 1 de Outubro.
O El Confidencial adianta que o objectivo desta operação é financiar o plano de crescimento que inclui investimentos de 500 megawatts por ano até 2017.
A mesma publicação adianta ainda que a operação será feita com a condição de manter o controlo maioritário nas mãos do actual accionista de referência. Assim, a EDP Renováveis manterá 51% do capital da EDPR Yield.
Esta operação segue assim o "desfile da moda YieldCo", salienta o El Confidencial, realçando que têm sido várias as empresas com este estatuto a estrearem-se em bolsa, depois desta "moda" ter feito escola há dois anos em Wall Street. Em causa estão empresas de alto rendimento.