Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP é a empresa do setor que mais sobe na Europa após resultados "acima do esperado"

A empresa portuguesa está a beneficiar dos resultados apresentados ontem, depois do fecho de sessão. Apesar da queda homóloga, os números foram melhores do que o previsto pelos analistas.

Miguel Baltazar
30 de Outubro de 2020 às 12:38
  • 2
  • ...
A EDP - Energias de Portugal está a liderar os ganhos no setor das "utilities" europeias, com uma valorização de 3,92% para os 4,299 euros por ação, depois dos resultados dos primeiros nove meses deste ano terem saído "acima das expectativas", de acordo com as casas de investimento.

A prestação da empresa portuguesa está a superar a dos pares europeus, uma vez que o setor ganha 0,8% por esta altura. 

O Barclays, que manteve a recomendação de "equal-weight" para a elétrica portuguesa, considera que a "maior surpresa positiva" foi a gestão do negócio na Península Ibérica por parte da cotada, "beneficiando de uma política favorável em Espanha", pode ler-se na nota citada pela Bloomberg. 

Para além do Barclays, também o RBC olhou para os números com otimismo, considerando que os "resultados foram ligeiramente acima das expectativas". Contudo, o banco de investimento do Canadá dá conta que a empresa "pode não estar nos melhores termos com os reguladores portugueses". 

Até ao momento, foram negociadas quase 2 milhões de ações da elétrica liderada por Miguel Stilwell d'Andrade, que compara com os mais de 8 milhões de títulos que trocam de mãos todos os dias, em média, nos últimos seis meses. 

Ontem, a EDP anunciou uma queda homóloga de 8% no lucro líqudio dos primeiros nove meses do ano para os 422 milhões de euros. A elétrica justificou esta evolução com as "quedas significativas"  da procura e preços de eletricidade devido à pandemia, apesar de admitir "alguns sinais de recuperação" no período em análise.

O Morgan Stanley reforçou a recomendação de "comprar" para a empresa portuguesa, uma vez que prevê que o "forte balanço" seja o gatilho de uma "maior eceleração nos investimentos eólicos e solar".

No acumular do ano, a EDP conta com um ganho de mais de 12%, face a uma queda de 4,60% do setor na Europa. O preço-alvo médio da cotada é de 4,80 euros, o que representa um ganho potencial de 12,7% face ao fecho de ontem.
Ver comentários
Saber mais EDP Europa Portugal Barclays economia negócios e finanças mercado e câmbios mercado e câmbios energia economia (geral) macroeconomia Informação sobre empresas conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio