Notícia
Dados fracos do emprego penalizam Wall Street
As bolsas norte-americanas negoceiam em terreno negativo uma vez que os dados fracos do emprego nos Estados Unidos colocam em causa a robustez da maior economia do mundo.
As bolsas norte-americanas abriram em terreno negativo, penalizadas pelos dados do mercado de trabalho que foram conhecidos esta sexta-feira, que ficaram abaixo do esperado.
O Dow Jones recua 0,41% para 17.588,46 pontos e o Nasdaq Composite cede 0,49% para 4.694,1 pontos. Já o S&P 500 segue a perder 0,40% para 2.043,13 pontos.
O Departamento do Trabalho dos EUA anunciou que o sector privado da maior economia do mundo criou 160 mil empregos em Abril, abaixo dos 200 mil aguardados pelos analistas. A taxa de desemprego ficou estável nos 5%, quando os economistas esperavam uma queda para 4,9%.
Este dado coloca em causa a robustez da economia norte-americana, que está já em abrandamento há três trimestres consecutivos. E poderá também atrasar o ritmo de subida de juros por parte da Reserva Federal.
Os investidores têm estado nas últimas sessões a revelar receios renovados quanto à debilidade da economia mundial [os mais recentes dados macroeconómicos, nomeadamente os valores da produção industrial no Reino Unido e na China, que ficaram abaixo do esperado, reforçaram esses medos], preocupados com o facto de isso poder penalizar os EUA. Com os dados de hoje nos Estados Unidos, esses temores intensificam-se.
É a quarta sessão consecutiva em baixa dos principais índices do outro lado do Atlântico. O Nasdaq, nas últimas 11 sessões (até ontem) caiu em 10 e esta sexta-feira poderá marcar mais uma queda. A contribuir para este mau desempenho estiveram os resultados das tecnológicas, que foram, na sua maioria, inferiores ao esperado pelos analistas.
(notícia actualizada às 14:55)