Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Da Carris ao frango assado: bolsa junta nova Elite para apoiar expansão das empresas

Durante este programa, as oito empresas terão sessões de formação em Portugal e lá fora. O objetivo é encontrar forma de crescer. E se esta expansão passar pelo financiamento, entender qual a via que mais se enquadra à realidade de cada companhia, seja dentro ou fora de bolsa.

A sociedade Vila dos Números tem ativos imobiliários nas regiões da Grande Lisboa e Algarve e diz estar a analisar potenciais negócios. Entra agora em bolsa.
Duarte Roriz
12 de Setembro de 2024 às 14:00
  • ...

A dona da bolsa de Lisboa, o grupo Euronext, já conta com um terceiro grupo de empresas que vão participar da rede Elite. Ao todo são oito companhias provenientes de vários cantos o país, de Braga a Setúbal passando pela Madeira e que englobam os mais variados setores, desde os transportes à restauração.

Este novo grupo inclui a Carris, a Aurea Phigital, Effisus, Engexpor, Frango Vaidoso, Outeirinho Group, TLG Global e Transportes Paulo Duarte. Estas empresas pretendem ser apoiadas por este ecossistema europeu de PME, tendo em vista as necessidades de financiamento do crescimento.

A Euronext adquiriu a Elite aquando da aquisição do Grupo Borsa Italiana em 2021 e está, desde então, a planear a expansão da atividade nos países da Euronext. Portugal foi o primeiro.

O programa conta com  sessões de formação serão ministradas por especialistas da Nova School of Business and Economics (Nova SBE). Além disso, serão lecionados quatro "workshops" itinerantes, que serão realizados em Paris, Amesterdão, Lisboa e Milão.

"A missão desta iniciativa, desenhada para executivos de topo, gestores e empresários de referência em Portugal, é apoiar o seu crescimento, oferecendo oportunidades de ‘matchmaking’ internacional através de mais de 320 hubs do World Trade Center em 93 países, e do ecossistema ELITE – Grupo Euronext, composto por mais de 2.000 empresas e mais de 200 parceiros e investidores em toda a Europa, com foco na Itália, França, Portugal e Países Baixos", refere o comunicado da Euronext.

O programa conta ainda com um plano de mentoria que possibilitará desenvolver o plano de ação. Durante o programa, as empresas são orientadas de forma a aceder ao financiamento mais adequado às suas necessidades.

A Elite reúne, atualmente, uma comunidade de mais de 1.300 empresas, em 23 países europeus, bem como consultores e parceiros. Desde o lançamento em 2012, as empresas envolvidas no projeto captaram mais de 15 mil milhões de euros através de 1.200 operações.

Esta edição conta com a parceria do World Trade Center Lisboa e com o apoio do BBVA e da Associação de Empresas Familiares. A última edição aconteceu o ano passado, tendo agregado 11 empresas, também dos mais variados setores e cantos da país, mas não só, já que também esteve presente neste programa uma empresa brasileira.

Para Marta Testi, CEO da Elite – citada na nota de imprensa - depois do "sucesso" da edição do ano passado, que "teve por base o forte apoio local", "este ano marca um momento crucial para a expansão da ELITE em toda a Europa".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio