Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construtoras ganham quase mil milhões na bolsa

Mota-Engil, Soares da Costa e Teixeira Duarte quase triplicaram de valor com a aposta em África

  • 1
  • ...

Mota-Engil, Soares da Costa e Teixeira Duarte estão a ser as estrelas da bolsa portuguesa. Praticamente todas conseguiram triplicar de valor desde o início do ano, acumulando em conjunto um ganho de quase mil milhões de euros. Um forte desempenho, que se acentuou na última semana, explicado em grande parte pela aposta bem sucedida do sector da construção em África.

No "top" dos desempenhos do mercado accionista português, atrás da Impresa e do Sporting, surgem as três construtoras. A Mota-Engil e a Soares da Costa disparam 200%, enquanto a Teixeira Duarte apresenta um ganho de 181% desde o início do ano. Valorizações expressivas que se traduzem num aumento de 925 milhões de euros no valor de mercado do sector.

Em conjunto, estas três empresas valem praticamente 1,4 mil milhões (o que ainda assim é o equivalente, por exemplo, à capitalização bolsista da REN). Para esta avaliação contribuiu em muito o ganho de 312 milhões de euros registado só na última semana. A Mota-Engil deu o mote com o anúncio de que se prepara para cotar a Mota-Engil África em Londres.

"O facto de a Mota-Engil ter [anunciado que pretende] colocar a subsidiária para a África no mercado deu aos investidores a expectativa de que esta entrada dará maior visibilidade" aos resultados das operações detidas nos mercados emergentes, diz o administrador da Dif Broker, Pedro Lino. "O que acho é que os investidores estão a descontar que as outras operadoras irão seguir o mesmo caminho", acrescentou ao Negócios.

A construtora liderada por Gonçalo Moura Martins está há cinco sessões em alta, apresentando algumas subidas diárias de mais de 5% que a levaram para máximos de Setembro de 2009. Esta quarta-feira disparou mais 8%, elevando para 30% a subida neste período, beneficiando de um novo preço-alvo de 5,10 euros por parte do BES Investimento. A Teixeira Duarte, também fortemente exposta a África, nomeadamente a Angola, somou 23% em cinco dias para níveis de Novembro de 2010.

Contudo, foi a Soares da Costa quem mais se destacou nos últimos dias na bolsa nacional. A construtora disparou quase 40% (só na última sessão ganhou 21,87%), uma forte valorização explicada essencialmente com o anúncio de que o empresário angolano António Mosquito concluiu a aquisição de quase 67% da unidade de construção da empresa portuguesa.

Ver comentários
Saber mais Mota-Engil Soares da Costa Teixeira Duarte Angola António Mosquito bolsa construtoras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio