Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casillas apresenta queixa contra o Bankia depois de perder meio milhão em bolsa

O guarda-redes espanhol apresentou duas queixas contra o banco Bankia, isto depois de o futebolista do FC Porto ter perdido cerca de meio milhão de euros que havia investido em títulos accionistas daquela instituição.

Manuel Araújo/CM
24 de Setembro de 2015 às 18:29
  • 15
  • ...

O futebolista Iker Casillas apresentou duas queixas contra o banco espanhol Bankia depois de ter perdido perto de meio milhão de euros em acções daquela instituição financeira. O guarda-redes que chegou este ano ao FC Porto pretende recuperar parte do investimento feito aquando da entrada em bolsa do Bankia, em 2011.

 

Casillas alega ter recebido informação falsa acerca da solvabilidade e viabilidade do Bankia quando esta instituição financeira decidiu passar a estar cotada em bolsa. Aquele que é o futebolista mais titulado ainda no activo denuncia, segundo escreve o jornal Cinco Días, o incumprimento do Bankia no que diz respeito aos deveres de informação, transparência e lealdade.

 

De acordo com a informação avançada por fontes jurídicas à Europa Press e citadas pelo jornal ABC, Casillas investiu 480 mil euros em acções do banco, 240 mil em nome próprio e os restantes 240 mil euros através da sua empresa Ikerca. Assim, Casillas apresentou duas propostas separadas, tendo para tal recorrido ao escritório de advogados Arriaga Asociados.

 

O ABC refere ainda que a queixa apresentada em nome próprio será apreciada nos próximos dias pelo tribunal madrileno de Pozuelo de Alarcón, cabendo ao tribunal de Móstoles a avaliação da queixa apresentada pela Ikerca.

 

Menos de um mês após a entrada em bolsa, os títulos accionistas do Bankia atingiram um máximo histórico de 47,55 euros por acção, todavia o valor das acções do banco acabariam por cair abruptamente para se manterem em torno de 1 euro por acção ao longo dos últimos anos. O Bankia terminou a sessão desta quinta-feira, 24 de Setembro, a recuar 1,01% para 1,08 euros.

O Bankia sofreu uma grande desvalorização já depois de em 2012 ter registado prejuízos recorde no valor de 21,23 mil milhões de euros, especialmente devido a um enorme volume de crédito malparado. Ainda em 2012, o Bankia foi intervencionado através da injecção de fundos públicos num total de 17,95 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Iker Casillas FC Porto Bankia Acções Bolsa Ikerca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio