Notícia
CaixaBank desliza em bolsa, BPI continua suspenso
Os títulos do banco espanhol estão a perder valor depois de ter apresentado uma oferta pública de aquisição pela instituição portuguesa que apesar desta proposta continua suspensa de negociação pelo regulador.
O CaixaBank está a perder valor em bolsa. O banco espanhol afunda em Madrid, isto depois de ter avançado com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI em que propõe pagar mais 900 milhões de euros pelos títulos que ainda não controla. O banco liderado por Fernando Ulrich continua a aguardar o levantamento da suspensão por parte da CMVM.
No arranque daquela que está a ser uma sessão negativa nos mercados europeus, os títulos do banco liderado por Isidro Fainé registam uma desvalorização de 3,29% para 2,59 euros. Chegaram a perder um máximo de 3,66%. Por seu lado, o BPI continua suspenso de negociação. A última vez que transaccionaram fecharam nos 1,191 euros.
Depois do fracasso das negociações entre o CaixaBank e Isabel dos Santos, por culpa da empresária angolana, de acordo com o BPI, o banco espanhol decidiu avançar com uma OPA em que oferece 1,113 euros por acção do banco, abaixo dos 1,329 euros da anterior oferta. "O preço da OPA coincide com a cotação média ponderada da acção do banco BPI nos últimos seis meses", diz o banco.
"O preço em numerário da OPA é de 1,113 euros por acção e está condicionada à eliminação do limite de direitos de votos do banco BPI, a alcançar mais de 50% do capital do banco BPI e à obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis", refere o CaixaBank.