Notícia
Bolsas europeias sobem pelo quinto dia consecutivo
As bolsas europeias estão nesta sexta-feira a subir pelo quinto dia consecutivo, algo que acontece também na generalidade das principais praças europeias, com excepção do IBEX, o índice espanhol. O STOXX 600 segue a apreciar 0,45%.
As bolsas europeias registam esta sexta-feira o quinto dia consecutivo de subidas, naquele que é o período mais longo de ganhos nas últimas 11 semanas. O STOXX 600 segue a apreciar 0,45% para 297,86 pontos, estendendo os ganhos desta semana para valores acima dos 3,2%. Desde o início do ano o índice já avançou 6,6%.
“As empresas estão sempre à procura de preencher as suas fendas para continuarem a crescer”, afirmou Nick Xanders, estratega do BTIG. “É um ambiente bom e justo para as fusões e aquisições; os balanços estão fortes mas a maioria das empresas ainda está hesitante em fazer mais porque não sabem o que se passa na frente orçamental”.
Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, afirmou que a lenta recuperação da economia na Zona Euro “implica que a política monetária tem de permanecer acomodatícia por um longo período de tempo”. A Reserva Federal norte-americana e o Banco do Japão indicaram esta semana que vão continuar com os estímulos monetários.
A Invensys, empresa de tecnologia do Reino Unido, está a registar uma subida de 15% depois da Schneider Electric ter oferecido 3,3 mil milhões de libras, cerca de 3,81 mil milhões de euros pela empresa.
O grupo Phoenix, o maior gestor de seguros de vida do Reino Unido, sobe 7,1% depois de confirmar que está em conversações preliminares para se fundir com a Admin Re, uma empresa Suiça que actua na mesma área.
A maior subida das principais praças europeias ocorre na Grécia, onde o ASE/FTSE avançar 1,02% para 280,48 pontos. Também o DAX, o índice alemão, se apresenta em bom destaque com uma valorização de 0,90% para 8.232,46 pontos.
No sentido posto, apenas o IBEX, o índice espanhol, regista um recuo de 0,76% para 7.969,40 pontos.