Notícia
Bolsas dos EUA sobem após alívio de tensão com a Rússia
As bolsas dos EUA fecharam a sessão em alta, a beneficiar do alívio das tensões em torno da Rússia. A contribuir para esta subida estiveram também vários negócios anunciados esta segunda-feira.
O Dow Jones subiu 0,10% para 16.569,98 pontos, o Nasdaq cresceu 0,70% para 4.401,33 pontos e o S&P500 apreciou 0,27% para 1.936,81 pontos.
A subida das bolsas dos EUA surge depois da decisão da Rússia de interromper os exercícios militares do dispositivo militar que se encontra mobilizado ao longo da fronteira. As notícias dão conta de que esse dispositivo é agora constituído por um número menor de unidades militares. Surgem ainda notícias que dão conta de que as autoridades russas estão a negociar com a Cruz Vermelha e as Nações Unidas no sentido de virem a integrar uma missão humanitária no leste da Ucrânia.
Este alívio de tensão ajudou a que as acções dos EUA subissem. Mas os negócios anunciados esta segunda-feira também contribuíram para os ganhos.
A MannKind subiu 4,92% para 8,53 dólares, depois de ter sido revelado que chegou a um acordo com a Sanofi que determina que esta última fica com 65% de qualquer lucro ou perda relacionado com o medicamento Afrezza (insulina), enquanto a MannKind ficará com os restantes 35%. A Sanofi vai avançar com até 175 milhões de dólares para compensar a MannKind por despesas. No total, a Sanofi poderá pagar até 925 milhões de dólares.
A Kinder Morgan valorizou 8,75%, para 39,38 dólares, depois de ter revelado que vai consolidar os seus negócios de energia, através da compra de várias unidades da empresa, numa série de transacções avaliadas em cerca de 44 mil milhões de dólares. A Kinder Morgan Management, uma das empresas que será alvo de consolidação, disparou 23,72% para 95,29 dólares.
Outro negócio em destaque esta segunda-feira foi a proposta de compra da Chiquita por parte da Cutrale e do Safra Group, que ofereceram 611 milhões de dólares, o que corresponde a um prémio de 29% face ao valor de fecho das acções na sexta-feira.