Notícia
Chiquita alvo de OPA agita negócio da banana
A Chiquita Brands foi alvo de uma oferta pública de aquisição hostil. A Cutrale e o Safra Group oferecem 611 milhões de dólares, o que corresponde a um prémio de 29%. As acções estão a disparar em bolsa.
A indústria da banana está em pé de guerra. A Chiquita está a tentar comprar a irlandesa Fyffes, mas esta oferta parece estar ameaçada, já que a americana foi alvo de uma oferta de compra.
A Cutrale, que opera na indústria do sumo de laranja, e o Safra Group, um banco privado, lançaram uma OPA hostil sobre a Chiquita, oferecendo 13 dólares por acção, o que corresponde a um prémio de 29% face ao valor de fecho dos títulos da americana na sexta-feira. Os investidores estão a reagir, elevando em 30,62% o valor das acções para 13,14 dólares.
As empresas que lançaram a oferta admitem que, se a operação decorrer sem percalços, deverão "fechar a transacção antes do final do ano", revelam as empresas no comunicado emitido esta segunda-feira e citado pela imprensa internacional.
De acordo com a Reuters a Cutrale e o Safra Group apresentaram a proposta ao conselho de administração da Chiquita e pressionam os responsáveis da empresa alvo de OPA a encetarem negociações para que seja possível chegar a um acordo.
Esta proposta surge numa altura em que a Chiquita estava no processo de compra de uma empresa irlandesa, a Fyffes. Esta última operação foi anunciada em Março e está avaliada em 526 milhões de dólares, segundo o The New York Times.