Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias reforçam ganhos. Euro e juros caem após BCE

O BCE anunciou que vai manter o programa de compra de activos por mais tempo, ainda que reduza o montante de compras para metade. Os mercados reagiram ao anúncio, com as bolsas a acentuarem os ganhos, o euro a prolongar a descida e os juros a recuarem em todos os países.

26 de Outubro de 2017 às 14:43
  • ...

Os investidores esperavam que o Banco Central Europeu (BCE) anunciasse o início da retirada de estímulos à economia. E isso confirmou-se. O plano anunciado pelo banco central foi bem recebido, o que é visível no comportamento dos mercados.

 

O BCE anunciou que prolongará o programa de compra alargada de activos pelo menos até Setembro de 2018, mas apenas a 30 mil milhões de euros por mês, metade dos actuais 60 mil milhões. As taxas de juro ficam nos actuais níveis pelo menos até final do próximo ano.

 

Estas indicações levaram a que as bolsas europeias acentuassem as subidas. O Stoxx600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, sobe 0,59%. E a tendência é positiva na generalidade dos principais índices europeus, com subidas entre 1,85% (do espanhol IBEX) e 0,51% (do alemão DAX). Isto depois de um arranque de sessão marcado por alguma indefinição na negociação dos índices.

 

O euro também está a reagir, recuando 0,67% para 1,1734 dólares, tendo chegado a negociar acima dos 1,18 dólares esta manhã.

 

Em queda estão também os juros. Com as taxas de juro implícitas na dívida a 10 anos de Portugal a descerem 3,3 pontos base para 2,271%, tendo já tocado num mínimo de Dezembro de 2015 ao negociar nos 2,268%. Mas esta tendência é generalizada. Os juros a 10 anos de Espanha estão a cair cerca de 10 pontos e na Alemanha a queda ronda dos 4 pontos. 

Ver comentários
Saber mais BCE Mario Draghi Stoxx600 euro juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio