Notícia
Bolsa nacional sobe pela terceira sessão com acções da Zon em forte alta
Pela primeira vez este mês o PSI-20 valorizou durante três sessões seguidas. A Zon voltou a ser o principal destaque da sessão, com a disputa pela maior operadora de cabo alemã a agitar o sector europeu.
Pela primeira vez este mês o PSI-20 valorizou durante três sessões seguidas. A Zon voltou a ser o principal destaque da sessão, fechando em máximos de Abril de 2011, com a disputa pela maior operadora de cabo alemã a agitar o sector europeu.
A bolsa nacional fechou em alta pela terceira sessão consecutiva, com o mercado português a seguir o desempenho das praças europeias, que beneficiaram com dados positivos nos Estados Unidos numa altura em que os investidores continuam expectantes com o discurso de quarta-feira de Ben Bernanke, sobre os estímulos à economia norte-americana.
O PSI-20 fechou a subir 0,67% para 5.883,12 pontos, com 11 acções em alta, seis em queda e três inalteradas. As restantes praças europeias também inverteram para terreno positivo a meio da sessão, depois de terem sido divulgados dados económicos positivos nos Estados Unidos.
As atenções dos investidores continuam centradas na reunião da Reserva Federal, que tem início esta terça-feira, e em particular, para o discurso que Ben Bernanke realizará amanhã no final do encontro. Os sinais de que o banco central se prepara para calibrar o programa de compra de títulos tem enviado "ondas de choque" pelos mercados internacionais, em todos os activos, pelo que qualquer indicação sobre esse tema será capaz de mover os mercados, negativa ou positivamente.
Em Lisboa foi a Zon que voltou a destacar-se pela positiva, depois de já ontem ter subido mais de 5%. Esta terça-feira as acções ganharam 4,02% para 3,93 euros, um máximo desde Abril de 2011.
A operadora liderada por Rodrigo Costa está a beneficiar do interesse da Vodafone na maior operadora de cabo alemã. Na semana passada, a Vodafone apresentou uma oferta de aquisição pela maior operadora de cabo na Alemanha, Kabel Deutschland.
A notícia demonstrou, segundo o gestor de activos do Banco Carregosa, Rui Bárbara, que a segunda maior operadora do mundo reconhece a importância de deter uma infra-estrutura de rede fixa. Esta terça-feira foi noticiado que a Liberty Global, a maior operadora de cabo do mundo, também fez uma oferta preliminar à Kabel Deutschland.
Também a impulsionar a praça portuguesa esteve a Jerónimo Martins, com uma subida de 1,56% para 16,95 euros, bem como a EDP, que ganhou 1,18% para 2,579 euros.
Numa sessão em que o petróleo atingiu máximos de quatro meses, a Galp Energia avançou 0,61% para 12,445 euros.
Na banca o dia foi de fracas variações, com o BCP a fechar estável, o BPI a ganhar 0,83% para 0,973 euros e o BES a descer 0,41%, ainda penalizado pela oferta que terá feito à seguradora italiana Generali para adquirir o banco suíço BSI.
A Mota-Engil avançou 2,45% para 2,345 euros, ainda a beneficiar com o anúncio que ganhou obras no valor de 500 milhões de euros em vários países africanos.