Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: contas em Wall Street, vendas da Jerónimo Martins e rating

Com a época de resultados a arrancar, a banca vai centrar atenções. A dívida portuguesa vai ser avaliada pela DBRS. Há dados da evolução das economias chinesa e britânica e projeções globais.

  • ...
Segunda-feira Líderes rumam à China

Vai ser uma semana de olhos postos na China. Depois de uma visita oficial da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, ao país, durante o fim de semana, o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) Philip Lane e o governador finlandês Olli Rehn participam em painel no Asian Financial Forum em Hong Kong. Goldman Sachs e UBS também vão organizar conferências na China sobre a economia asiática.

Terça-feira Vendas preliminares da Jerónimo Martins

A Jerónimo Martins fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 440 milhões de euros, o que representa uma quebra de 21,2% face ao período homólogo do ano passado. Com a Polónia a pressionar, o grupo retalhista vai mostrar esta terça-feira dados preliminares das vendas no total de 2024.

Terça-feira Banco Mundial atualiza projeções

O Banco Mundial prevê atualmente que o crescimento global se tenha mantido estável em 2,6% em 2024, antes de subir para uma média de 2,7% em 2025-26. A organização vai atualizar estes números na nova edição do seu relatório semianual de Projeções Económicas Globais.

Quarta-feira Portugal emite dívida de curto prazo

A Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP agendou para esta quarta-feira, às 10:30 horas, o primeiro leilão de bilhetes do Tesouro do ano. Trata-se de uma linha de títulos a 12 meses, através da qual o país pretende financiar-se entre 1.000 e 1.250 milhões de euros. Na semana passada, o Tesouro realizou uma venda sindicada, onde captou 4 mil milhões de euros a 10 anos.

Quarta-feira Banca dá início à época de resultados em Wall Street

Os grandes bancos de Wall Street vão dar início à "earnings season", durante a qual os investidores vão estar à procura de sinais sobre o impacto das descidas de taxas de juro da Reserva Federal dos EUA sobre o setor. Esta quarta-feira são conhecidos resultados do Citigroup, JPMorgan, Goldman Sachs, Bank of New York Mellon, Wells Fargo e BlackRock, enquanto o Bank of America e Morgan Stanley apresentam no dia seguinte. 

Quarta-feira Inflação nos EUA dá força à Fed?

Os analistas antecipam que a inflação dos EUA, conhecida esta quarta-feira, reflita um ligeiro aumento para 2,9%, em termos homólogos. As estimativas do mercado vão ao encontro dos sinais dados pelos membros da Fed nas minutas da última reunião onde o presidente Jerome Powell acabou por referir que a inflação é novamente uma preocupação.

Quinta-feira Robustez da economia britânica

O Reino Unido vive um momento económico difícil com vários indicadores do mercado laboral e atividade económica a piorarem e a inflação a persistir, o deixa o Banco de Inglaterra numa posição difícil. Nos mercados, os investidores têm-se afastado dos ativos do país face à desconfiança em relação ao orçamento. Esta quarta-feira são publicados novos dados da inflação e, no dia seguinte, do crescimento do produto interno bruto (PIB).

Quinta-feira Pistas sobre o futuro nos relatos do BCE

O BCE decidiu, em dezembro, descer as taxas da Zona Euro pela quarta vez, levando os juros de referência – que se aplicam aos depósitos – para 3%. Os relatos do encontro poderão dar pistas sobre os próximos passos.

Sexta-feira Economia chinesa cresceu 5%?

A China deverá divulgar o PIB do quarto trimestre do ano passado, juntamente com os dados económicos de dezembro. O Presidente Xi Jinping afirmou que a economia do país cresceu cerca de 5% em 2024.

Sexta-feira Primeira avaliação ao rating português
A DBRS é a primeira agência de notação financeira a avaliar a dívida pública portuguesa em 2025, podendo mexer no rating ou "outlook" (perspetiva para a evolução da qualidade da dívida). A agência canadiana é a que atribui atualmente a melhor classificação (A), correspondente ao sexto nível da categoria de investimento de qualidade.
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio