Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa portuguesa com primeiras perdas em cinco sessões

O PSI 20 iniciou a última sessão da semana em queda, pela primeira vez em quatro sessões, no dia em que a CMVM suspendeu a negociação das acções do BPI antes da assembleia-geral que vota a desblindagem dos estatutos.

A carregar o vídeo ...
22 de Julho de 2016 às 08:09
  • ...

As acções que cotam na bolsa portuguesa abriram a sessão desta sexta-feira, 22 de Julho, em queda ligeira, depois de quatro dias consecutivos em terreno positivo.

O PSI 20 iniciou a negociação a cair 0,23% para os 4.615,64 pontos. Dez títulos apresentam sinal negativo, quatro estão inalterados e apenas três registam valorizações.

Entre os inalterados estão os papéis do BPI, uma vez que a CMVM suspendeu a negociação das acções do banco antes da assembleia-geral que vota a desblindagem dos estatutos, marcada para esta sexta-feira. Haverá duas votações ao fim do limite de votos no BPI - estabelecido num tecto de 20% independentemente do capital detido - devendo dar lugar a resultados opostos e ameaçando abrir uma guerra jurídica no banco.

Também o BCP seguia sem alterações de valor aos primeiros minutos da sessão, nos 0,0201 euros.

As maiores quedas cabem à Galp - que recua 0,96% para 12,43 euros -, e à Jerónimo Martins, que perde 0,68% para os 13,855 euros. A petrolífera segue o comportamento de descida dos preços do petróleo, que perde em torno de 0,5% nos mercados internacionais. Também o universo EDP - que ontem ajudou a sustentar ganhos em Lisboa - está hoje do lado dos recuos.

A EDP Renováveis perde 0,03% para 6,954 depois de o Caixa BI prever que os lucros do semestre (que serão apresentados na próxima semana) tenham crescido 1% para 70 milhões de euros. A EDP perde 0,13% para 2,971 euros. Ontem a eléctrica anunciou o encaixe de 600 milhões de euros com a venda à Tagus de parte do défice tarifário de 2016. 

Do lado dos ganhos estão apenas os papéis da Pharol, a apreciar 2,26% para 0,181 euros, depois de esta noite ter sido anunciado que os EUA reconheceram a recuperação judicial da Oi

Os recuos da praça portuguesa acompanham o sentimento no resto da Europa, sendo ainda assim das quedas mais ligeiras. As negociações no velho continente acompanham uma sessão de perdas nas praças asiáticas - depois de o governador do Banco do Japão ter afastado a possibilidade de estímulos mais musculados - e também de perdas nas bolsas norte-americanas, em correcção dos máximos dos últimos dias. 

(Notícia actualizada às 8:30 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 lisboa acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio