Notícia
Bolsa nacional atenua ganhos com PT e EDP Renováveis a pressionarem
O principal índice accionista nacional está a negociar em alta mas atenuou parte dos ganhos que chegou a registar no início da sessão, com algumas cotadas a aliviarem parte das subidas registadas no início da sessão e a PT e EDP Renováveis a caírem.
O índice PSI-20 está a negociar em alta de 0,21% para 6.403,90 pontos, com 10 cotadas a subirem e sete a desvalorizarem, enquanto as restantes três seguem estáveis. Já na Europa, a tendência é de perdas com índice de referência para a região, Dow Jones Stoxx 600, a perder 0,47%. Isto depois de na segunda-feira, dia 11 de Novembro, o índice ter prolongado os ganhos semanais que registou nas últimas cinco semanas. A contribuir para a queda desta sessão está também a apresentação de resultados de algumas cotadas, com os números a ficarem aquém do esperado.
Os títulos do BES estão a valorizar 0,49% para 1,032 euros e atenuaram parte dos ganhos de mais de 1% que chegaram a alcançar no início da sessão. O banco deu sinais de ter ultrapassado a crise que se instalou com a retirada de confiança ao líder do Grupo Espírito Santo (GES), Ricardo Salgado, pela parte de José Maria Ricciardi.
Os dois responsáveis que protagonizaram o desentendimento na liderança do grupo liderado ao BES anunciaram na segunda-feira, dia 11 de Novembro, a chegada a acordo com o objectivo de devolver a paz à instituição. O Negócios avançou, esta manhã, que a clivagem entre Salgado e Ricciardi não terá ficado resolvida.
O restante sector da banca inverteu a tendência de ganhos que chegou a registar, depois de ter sido impulsionado pela recente descida dos juros implícitos na dívida pública portuguesa. O BCP segue a negociar em baixa de 0,44% para 0,113 euros e o BPI perde 0,34% para 1,16 euros.
A contrariar maiores ganhos do índice principal está a operadora Portugal Telecom, que deprecia 0,51% para 3,309 euros por acção. Já a Zon Optimus segue a perder 0,39% para 5,10 euros e a Sonaecom permanece inalterada nos 2,458 euros.
As operadoras de telecomunicações vão apresentar esta semana os resultados dos primeiros nove meses do ano, com os investidores expectantes em relação aos números. A primeira a revelar os dados será a PT, com a apresentação agendada para quarta-feira, 13 de Novembro. Já a Zon e a Sonaecom deverão revelar os números um dia depois.
A Altri destaca-se pela positiva ao valorizar 1,44% para 2,607 euros por acção, renovando um máximo que remonta a Março de 2010. A papeleira Portucel valoriza 0,67% para 2,865 euros.
A Inapa chegou a negociar em máximos de Julho de 2011 depois de ter anunciado a compra da empresa alemã Realpack. Uma aquisição que deverá permitir à cotada aumentar as vendas na Alemanha em 40 milhões de euros. Os títulos da cotada liderada por José Morgado seguem a valorizar 8,00% para 0,27 euros e renovaram o máximo de 2011 ao negociarem nos 0,28 euros.