Notícia
Acções da Inapa disparam para máximos de 2011
A Inapa chegou a subir 12%, atingindo máximos de mais de dois anos, depois de ter anunciado a compra da empresa alemã Realpack.
Os títulos da Inapa sobem 8% para 0,27 euros, depois de terem tocado nos 0,28 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde Julho de 2011.
A subida das acções é acompanhada por um volume de acções acima da média, tendo, até às 8h58 sido negociadas mais de um milhão de títulos, o que compara com uma média diária de 155,3 mil nos últimos seis meses.
Este comportamento surge um dia depois de ter sido anunciado pela Inapa a compra da alemã Realpack.
“Esta operação”, explica a administração no comunicado enviado ao mercado, “insere-se no plano estratégico, onde consta como uma das prioridades o desenvolvimento de negócios complementares ao papel” – que “antes desta aquisição, representavam 13% das vendas e 28% resultados operacionais (EBIT) do grupo – com “melhores perspectivas de rentabilidade e crescimento”.
A compra da Realpack, cujo volume de negócio ascendeu em 2012 “a quase 10 milhões de euros, com uma margem de EBITDA de 11%”, permite à Inapa passar a ser “o quarto maior “player” na Alemanha e expande as suas operações para a região Sul do país, conseguindo por este via obter uma cobertura nacional do mercado alemão”.
Este negócio pode vir a aumentar em 40 milhões de euros a facturação naquele mercado no final de 2014, onde a Inapa realizou já 54,53% das vendas de distribuição até Setembro último.