Notícia
Inapa compra empresa alemã Realpack
Dois meses depois de formalizar a compra da turca Korda, o grupo de distribuição de papel reforça no mercado alemão, onde se torna o quarto "player" do sector
O grupo de distribuição Inapa, detido em 32,7% pelo Estado, adquiriu a empresa alemã Realpack GmbH, “que opera no segmento de embalagem”, avançou esta segunda-feira a cotada portuguesa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Esta operação”, explica a admnistração no comunicado enviado ao mercado, “insere-se no plano estratégico, onde consta como uma das prioridades o desenvolvimento de negócios complementares ao papel” – que “antes desta aquisição, representavam 13% das vendas e 28% resultados operacionais (EBIT) do grupo – com “melhores perspectivas de rentabilidade e crescimento”.
A compra da Realpack, cujo volume de negócio ascendeu em 2012 “a quase 10 milhões de euros, com uma margem de EBITDA de 11%”, permite à Inapa passar a ser “o quarto maior “player” na Alemanha e expande as suas operações para a região Sul do país, conseguindo por este via obter uma cobertura nacional do mercado alemão”.
A administração da Inapa não contabiliza o valor do investimento, garantindo apenas que a “empresa foi adquirida sem dívida financeira líquida” e que o seu financiamento recorreu “essencialmente a ‘cash-flows’ internos e recursos gerados com a venda de activos não “core” no mercado alemão”. Acrescenta ainda que a “transacção vai gerar um impacto positivo no resultado líquido consolidado e balanço do grupo”.
A Realpack foi fundada em 1975, adianta a direcção do grupo português, e tem a sua sede em Wimsheim, perto de Estugarda, contando com uma capacidade de armazenagem de 4.5000 metros quadrados. A actividade da Realpack “centra-se essencialmente em soluções de embalagem para protecção, contando com uma gama alargada de produtos “standard” que é complementada com soluções customizadas (usando cartolinas, cartão, espuma ou filmes)”.
A última aquisição feita pela Inapa foi no mercado turco, com a empresa Korda, formalizado a 17 de Setembro. O volume de negócios da Korda, avançou então a administração do grupo de distribuição português, é de 30 milhões de euros anuais.