Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega recupera de mínimos com bancos a dispararem 25%

A bolsa de Atenas valorizou mais de 10% neste arranque de semana, a maior valorização desde Agosto do ano passado. A impulsionar esteve a banca, num dia de alívio para os juros da dívida pública.

Bloomberg
15 de Fevereiro de 2016 às 16:11
  • ...

Foi uma sessão de fortes ganhos para a bolsa de Atenas, que liderou os ganhos na Europa esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, depois de ter atingido um novo mínimo histórico na passada quinta-feira. O principal índice grego, o FTASE, disparou 10,17%, a maior valorização desde o dia 25 de Agosto de 2015.

 

A suportar os ganhos da bolsa grega estiveram, sobretudo, as cotadas do sector financeiro, as mesmas que contribuíram para as fortes desvalorizações do índice bolsista na semana passada. O índice que reúne os principais bancos do país, o FTSE/Athex Bank Index, disparou 24,75%, depois de já ter subido 16,5% na sessão de sexta-feira.

 

O National Bank of Greece ganhou 26,67% para 19 cêntimos, o Alpha Bank avançou 21,21% para 1,60 euros, o Piraeus Bank subiu 28,57% para 12,6 cêntimos e o Eurobank Ergasias disparou 29,94% para 42,1 cêntimos.

 

Esta evolução acontece numa sessão que foi também de alívio para os juros da dívida do país. A ‘yield’ associada às obrigações a dez anos caiu 20,6 pontos base para 11,310%, depois de ter atingido máximos de Agosto na passada sexta-feira.

 

Apesar da forte subida registada neste arranque de semana, a bolsa de Atenas acumula uma desvalorização de 15% desde o início do mês de Fevereiro, quando a Comissão Europeia voltou a alertar Atenas para a necessidade de o Orçamento para 2016 precisar de medidas adicionais representativas de 1,1% do PIB do país.

 

Na última quinta-feira, Poul Thomsen voltou a soar os alarmes. O director do departamento europeu do FMI alertou para a possibilidade de a ameaça de Grexit poder assombrar novamente o país, caso Atenas não seja capaz de implementar as reformas previstas no memorando de entendimento.

Ver comentários
Saber mais Atenas bolsa banca Europa mercados dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio