Notícia
Bolsa abre semana em queda após sete sessões de ganhos
O PSI-20 está a ser pressionado pela EDP e Jerónimo Martins, numa sessão em que acompanha o sentimento negativo das restantes praças europeias, que também corrigem dos ganhos das últimas sessões.
A bolsa nacional abriu a semana em terreno negativo, em linha com as praças europeias, a corrigir dos ganhos registados nas últimas sessões.
Depois de sete sessões a fechar em alta, o PSI-20 arrancou esta segunda-feira a cair 0,31% para 4.936,21 pontos, com cinco cotadas em alta, 11 em queda e uma sem variação.
O arranque negativo da praça portuguesa acontece depois de na sexta-feira a Fitch ter reduzido a perspectiva do rating da dívida portuguesa de "positiva" para "estável", tendo a notação sido reafirmada em "BB+".
Nas restantes praças europeias o sentimento também é negativo, numa sessão em que o petróleo está a negociar em alta, com o Brent a somar 0,96% para 39,09 dólares.
Em Lisboa a EDP é a cotada que mais pressiona o PSI-20, com uma queda de 1,67% para 2,832 euros. O Societe Generale, segundo a Bloomberg, reduziu a recomendação das acções da eléctrica de "manter" para "vender". A EDP avançou na sexta-feira com uma estimativa de que os lucros deste ano vão baixar para 900 milhões de euros.
Também a pressionar o índice está a EDP Renováveis (-0,54% para 6,502 euros) e a Jerónimo Martins (-0,64% para 13,98 euros). A Galp Energia, apesar da alta do petróleo, desvaloriza 0,32% para 11,005 euros.