Notícia
Bolsa nacional abre em alta impulsionada por Galp e EDP
O principal índice da bolsa nacional está a negociar em alta, em linha com as principais congéneres europeias. Por cá, os títulos do sector energético são os que mais impulsionam. A Novabase, nesta segunda sessão no PSI-20, soma mais de 1% e a Ibersol abriu inalterada.
A bolsa nacional abriu a sessão desta terça-feira, 21 de Março, em terreno positivo. O PSI-20 soma 0,22% para 4.641,69 pontos, com 12 cotadas em alta, uma em queda e seis inalteradas. Esta é a quarta sessão de ganhos do principal índice da bolsa de Lisboa.
Entre as principais congéneres europeias, para já, o sentimento é também de ganhos. Esta evolução tem lugar depois de nesta segunda-feira ter-se realizado o primeiro debate entre os candidatos às eleições francesas. Um debate que foi marcado por acusações mútuas, mas a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, foi o principal alvo das críticas, sendo acusada de querer levar o país "à ruína".
Após o debate, foi divulgada uma sondagem, realizada pela Elabe, que indica que o candidato centrista, Emmanuel Macron, foi o mais convincente dos cinco candidatos, recolhendo 29% das preferências dos inquiridos, seguido do candidato à esquerda Jean-Luc Melenchon (20%) e dos 19% do candidato do centro-direita François Fillon e da candidata da extrema-direita Marine Le Pen.
Os resultados desta sondagem estão a ajudar a aliviar os receios dos investidores em torno da política europeia, o que pode estar a impulsionar as bolsas do Velho Continente. Além disso, este alívio dos temores no mercado está a impulsionar o euro que, por esta altura, sobe 0,40% para 1,0783 dólares, e está próximo de o valor mais elevado em seis semanas.
Por cá, destaque para as acções do sector energético. No arranque da sessão, a Galp Energia crescia 0,56% para 13,565 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo sobem nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, avança 0,77% para 52,02 dólares por barril.
A EDP avança 0,35% para 2,887 euros e a REN valoriza 0,26% para 2,68 euros.
Já a EDP Renováveis cede 0,20% para 6,10 euros.
Na abertura da sessão, a Jerónimo Martins crescia 0,06% para 15,68 euros e a concorrente Sonae avançava 0,34% para 88,4 cêntimos.
A Nos começou o dia também com uma valorização ligeira de 0,08%, negociando nos 4,949 euros.
A Novabase, que ontem tocou no valor mais alto desde Agosto de 2014, começou a sessão a subir 1,31% para 3,09 euros.
E a Ibersol, que ontem atingiu o valor mais elevado de sempre, abriu inalterada nos 15,11 euros.
(Notícia actualizada pela última vez às 08:25)