Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP inverte ganhos da abertura e cai mais de 1% após resultados

As acções do BCP inverteram os ganhos e seguem a cair, depois do banco ter anunciado que terminou o último ano com um resultado positivo. Os títulos já chegaram a subir um máximo de 3%.

A carregar o vídeo ...
02 de Fevereiro de 2016 às 09:10
  • ...

O BCP inverteu a tendência positiva que marcou o início da sessão e segue a cair mais de 1%, naquela que é a primeira sessão depois de o banco ter divulgado que regressou aos lucros anuais em 2015.

As acções do BCP seguem agora a desvalorizar 1,1% para 0,0382 euros. Em menos de uma hora os títulos já chegaram a subir um máximo de 3,04% para 0,0398 euros e a cair 1,62% para 0,038 euros. Trocaram de mãos perto de 71 milhões de acções, o que equivale a 25,7% do volume médio diário negociado pelo banco.

O BCP terminou o ano passado com um lucro de 235,3 milhões de euros, naquele que é o primeiro resultado anual positivo em cinco anos. Apesar do lucro anual, no quarto trimestre, o resultado foi negativo. Entre Setembro e Dezembro de 2015, o banco teve um prejuízo de 29,2 milhões de euros, segundo o comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Num comentário aos resultados apresentados pelo BCP, o CaixaBI – o único banco que apresentou as suas previsões para os resultados do BCP – adianta que os números divulgados reflectem a evolução positiva da margem financeira, a redução de custos e a quebra do crédito malparado.

Já do lado negativo, o analista André Rodrigues realça que as imparidades registadas no quarto trimestre ficaram acima das suas previsões.

"Ainda que se tenha verificado um volume superior ao esperado do montante de imparidades no trimestre, é nosso entendimento que este conjunto de tendências positivas deverá continuar a manifestar-se de forma recorrente em 2016 permitindo ao banco aumentar a sua rentabilidade a qual permanece reduzida", remata a nota do CaixaBI.


Factores de pressão

Apesar do regresso aos lucros, o BCP enfrenta ainda vários riscos. A subida do prémio de risco do país e o clima de instabilidade nos mercados é um dos factores de pressão que continuam a pesar na negociação em bolsa. Mas há outros.

O BCP é um dos títulos preferidos na mira dos especuladores na bolsa de Lisboa, com as apostas na descida das acções do BCP a continuarem a aumentar. Os interesses a descoberto relevantes aumentaram para um montante equivalente a 4,25% do capital do banco, segundo os últimos dados disponibilizados pela CMVM.

As preocupações em torno da resolução do Novo Banco e o eventual impacto negativo para o sector financeiro, associado aos elevados custos das Coco’s (obrigações de capital contingente) e à incerteza regulatória na Polónia são outros dos riscos que se mantêm e que continuam a pressionar os títulos.



Acções do BCP entre os receios do mercado e as avaliações favoráveis dos analistas As quedas dos últimos meses levaram a que as acções do BCP descessem de um valor de 0,959 euros, atingido em Março, para 0,0338 euros no início desta semana. A cotação actual é inferior ao preço de subscrição do aumento de capital de 2014. E fica abaixo de todos os preços-alvo atribuídos pelos analistas que acompanham o banco.



Ver comentários
Saber mais BCP especuladores CaixaBI acções resultados lucros analistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio