Notícia
BCE e resultados das empresas animam bolsas dos EUA
As bolsas norte-americanas estão em alta depois de o BCE ter garantido que está a estudar a possibilidade de novos estímulos à economia e de empresas como a McDonald's e EBay terem apresentado resultados superiores ao esperado.
Os principais índices norte-americanos negoceiam em alta esta quinta-feira, 22 de Outubro, após duas sessões consecutivas de perdas, impulsionados pelos resultados de empresas como a McDonald’s e EBay, que superaram as estimativas dos analistas, e pela garantia do BCE de que existem equipas a preparar novos estímulos à economia.
O índice industrial Dow Jones sobe 0,71% para 17.291,2 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq avança 0,87% para 4.882,05 pontos. Já o S&P500 ganha 0,5% para 2.029,00 pontos.
Antes da abertura do mercado, a McDonald’s revelou que os lucros do terceiro trimestre atingiram 1,40 dólares por acção, superando as projecções dos analistas, que antecipavam um resultado líquido de 1,27 dólares por acção. Já as receitas caíram 5,3% para 6,62 mil milhões de dólares, ultrapassando as estimativas de 6,41 mil milhões de dólares. As acções da empresa sobem 7,36% para 110,09 dólares.
Também o Ebay apresentou resultados mais positivos do que era esperado. No terceiro trimestre deste ano, os lucros da empresa foram de 43 cêntimos por acção e as receitas de 2,1 mil milhões de dólares, superando as projecções de 40 cêntimos e 2,09 mil milhões de dólares, respectivamente. Os títulos da empresa disparam 12,85% para 27,32 dólares.
Os investidores estão atentos aos resultados das empresas norte-americanas para medir o pulso à economia dos Estados Unidos, numa altura em que persistem dúvidas sobre a altura em que a Reserva Federal deverá subir os juros. Apesar de a inflação continuar distante da meta de 2% da Fed, o mercado de trabalho tem mostrado sinais de recuperação, como comprovam os dados sobre os pedidos de subsídio de desemprego.
Segundo o Departamento do Trabalho norte-americano, os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos aumentaram em 3 mil para 259 mil na semana passada. Assim, a subida foi inferior ao esperado pelos economistas, que apontavam para um total de 265 mil pedidos.