Notícia
Banif dispara mais de 10% após conclusão do aumento de capital
A operação de aumento de capital do banco madeirense foi concluída na passada sexta-feira, o que levou os títulos a dispararem esta manhã para um valor superior ao das novas acções, que foram vendidas a um cêntimo.
As acções do Banif estão a valorizar 10,34% para 0,012 euros, a maior subida desde o dia 9 de Janeiro deste ano, depois de terem disparado mais de 13% no início da sessão.
O banco madeirense concluiu, na sexta-feira, a operação de aumento de capital através da emissão de acções que foram vendidas a um cêntimo, pelo que os títulos regressaram esta manhã aos ganhos, superando o valor das novas acções.
O aumento de capital do Banif, destinado a levantar 138,5 milhões de euros, registou uma procura de 195,6 milhões de euros, como revelou Jorge Tomé, presidente da instituição, ao Negócios.
O facto de a procura ter superado em 57,1 milhões de euros a oferta disponível implicou o rateio das acções, processo em que os accionistas do banco beneficiaram do critério de alocação prioritária, como tinha sido previamente anunciado pelo banco.
Com esta operação, o Banif concluiu o processo de capitalização por meios privados, que implicava levantar um total de 450 milhões junto de investidores privados. Foi este o compromisso assumido pela administração quando o banco recorreu à ajuda do Estado.
Em Janeiro de 2013, o grupo recebeu 1.100 milhões de fundos públicos, dos quais 700 milhões em capital e 400 milhões em instrumentos de capital contingente ("CoCos"). Da tranche relativa a "CoCos", o banco já reembolsou 275 milhões, estando obrigado a liquidar os restantes 125 milhões no final de 2014.
Esta segunda-feira, depois do fecho do mercado, serão conhecidos os resultados finais do aumento de capital do banco, numa sessão especial de bolsa na NYSE Euronext Lisboa.