Notícia
Banca europeia perto de máximos de um ano com optimismo do BCE
O maior optimismo do BCE relativamente às economias da Zona Euro levou a banca europeia a valorizar mais de 1% e a aproximar-se do valor mais alto em mais de um ano.
Na terceira sessão seguida a valorizar, o índice que agrega os principais bancos europeus (S&P Banks) está a ganhar 1,09% para 179,31 pontos, na sessão desta sexta-feira, 10 de Março, dia em que já chegou a tocar nos 179,57 pontos, estando assim em máximos do passado dia 26 de Janeiro.
Se ultrapassar este máximo a banca europeia terá então atingido o valor mais alto desde Janeiro do ano passado.
A tendência de ganhos do sector financeiro europeu acentuou-se depois de esta quinta-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, se ter mostrado mais optimista no que diz respeito às perspectivas para as economias da Zona Euro.
Depois de rever em alta a estimativa para a inflação em 2017 e 2018, Draghi reiterou que a política de compra de activos pelo BCE irá continuar assim como a taxa de juro irá permanecer em mínimos históricos.
A liderar os ganhos entre os congéneres europeus estão dois bancos italianos, com o Banco BPM (+3,96%), o Unicredit (+3,40%) e o BPER Banca (+3,22%) em destaque. Segue-se o alemão Commerzbank (+3,08%) e o irlandês Bank of Ireland (+2,98%). Nota também para o BCP que segue em terreno positivo pela terceira sessão consecutiva, estando nesta altura a ganhar 1,64% para 0,1611 euros, dia em que o banco liderado por Nuno Amado está a transaccionar em máximos de 21 de Fevereiro.