Notícia
Ásia fecha mista com sector bancário a desvalorizar
As Bolsas asiáticas fecharam mistas, com o pessimismo de que as estimativas relativas ao crescimento da economia nipónica serão revistas em baixa. O Nikkei avançou 0,2% e o Hang Seng perdeu 0,21%, com a banca a registar as maiores descidas.
O índice Nikkei [NKY] terminou a sessão a negociar nos 12.846,66 pontos, depois de ter atingido o valor mais baixo das últimas nove semanas. O principal índice de Hong Kong, o Hang Seng [HSI] fechou a cotar nos 13.248,89 pontos, a registar a maior quebra desde 14 de Maio.
A instituição financeira Mizuho deslizou 2,8% para um novo mínimo, elevando a desvalorização no último mês para 30%. O índice bancário japonês atingiu durante a sessão o valor mais baixo desde 5 de Agosto de 1998.
A Takeda Chemical, maior farmacêutica japonesa, ganhou 3,7%, a primeira subida nas últimas quatro semanas, enquanto a rival Sankyo cresceu 4,3%.
Em Hong Kong, a Sinopec, maior refinaria petrolífera asiática, desvalorizou 3,3%.
As acções do sector petrolífero protagonizaram descidas, a quinta vez nas últimas seis sessões, acompanhando a tendência do norte-americano Nasdaq. A China Mobile perdeu 2,8% e a China Unicom recuou 3,3%.